UOL

São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maratona de reuniões definiu novas propostas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA

Os setores envolvidos diretamente nas negociações da reforma da Previdência patrocinaram ontem uma maratona de reuniões para tentar emplacar mudanças na proposta.
As nove horas que antecederam a reunião do ministro José Dirceu (Casa Civil) com os governadores foram marcadas por pelo menos oito reuniões e uma infinidade de conversas e troca de telefonemas no Congresso e no Palácio do Planalto.
A articulação começou às 8h, em um café da manhã na casa do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), que reuniu Dirceu e os líderes dos partidos aliados ao governo.
Na reunião, saiu a definição de que a Câmara defenderia a manutenção da integralidade (benefício da aposentadoria igual ao salário da ativa) e da paridade (extensão aos aposentados dos reajustes concedidos ao pessoal da ativa) para os atuais servidores, mas com aumento de cinco anos na exigência de permanência no serviço público.
Depois do café, o palco das negociações foi transferido para a Câmara e para o Palácio do Planalto. A bancada do PT se reuniu para discutir a proposta, e servidores e a CUT foram recebidos pela liderança do governo.
Após esse encontro, João Paulo colocou em palavras a insatisfação dos congressistas com o que eles vêm classificando de supervalorização dos governadores nas negociações.
"Quem vota são os deputados e os senadores. Então não há acordo possível feito lá fora que esteja garantido sem consultar os partidos e deputados", afirmou.
O ministro Ricardo Berzoini (Previdência) também foi à Câmara se encontrar com a bancada do PFL.
Na mesma hora, sete deputados que lideram o grupo governista do PT almoçaram com Dirceu no Planalto para definir o discurso a ser adotado daqui em diante.


Texto Anterior: Reforma no ar: Planalto inclui aposentadoria integral na proposta a Estados
Próximo Texto: Governo negocia pontos da reforma com a CUT para atenuar desgaste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.