São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio diz que site de Ciro distorceu discurso

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Uma frase elogiosa ao presidenciável Ciro Gomes atribuída a Aécio Neves (PSDB), presidente da Câmara e candidato ao governo de Minas, foi negada em parte pelo tucano mineiro.
A frase estava ontem no site do candidato do PPS na internet. Aécio afirmou à Agência Folha que foram "omitidos trechos e que faltou contextualização" na frase assim apresentada no site: "Se for a vontade do povo brasileiro eleger Ciro Gomes presidente da República, ele terá o total apoio de Minas para promover as mudanças necessárias ao país".
Ela teria sido tirada, segundo o site, do discurso de Aécio em encontro com membros do PPS mineiro, ocorrido anteontem.
Em Diamantina, onde estava ontem em campanha ao lado do governador Itamar Franco (sem partido), Aécio foi procurado pela Agência Folha, por telefone, e, por meio de um assessor, disse que a frase teria sido "qualquer que seja o presidente da República, Minas terá papel decisivo para o país". Disse que reafirmou seu apoio a José Serra (PSDB), dizendo que o considera "o melhor".
Aécio afirmou que está correta a frase que abre o site: "Nunca escondi minha amizade e o meu respeito por Ciro Gomes".
Já o seu comitê de imprensa informou que o discurso não foi gravado, mas passou o seguinte trecho, baseado nas anotações de um dos jornalistas da campanha que estava no o evento: "Posso garantir que, se for eleito governador, não haverá nenhuma decisão em Brasília que não passe pela aprovação do governo de Minas. Se for da vontade do povo que Ciro Gomes seja eleito, ou qualquer outro candidato, ele terá total apoio do governo de Minas".
Teria prosseguido: "O Brasil está muito bem servido nessas eleições. Temos três candidatos de quem não se pode falar nada contra seus princípios éticos e morais. Vocês têm um candidato que eu respeito e [com quem] tenho amizade pessoal, assim como eu tenho o meu, o senador José Serra".
Devido ao fato de 11 dos 12 partidos que o apóiam serem pró-Ciro, Aécio tem tido o cuidado de não se deixar envolver pelos partidários do candidato do PPS a fim de evitar confusões com Serra.
O tucano sempre diz que "respeita" o espaço dos seus apoiadores, que insistem para que ele apareça com Ciro. "Não tenho nada programado com o candidato Ciro Gomes", disse ele antes do encontro com o PPS.

Debandada
Aécio tem recebido apoio de diversos partidos e políticos, muitos abandonando a campanha do principal rival tucano, Newton Cardoso (PMDB) -um exemplo foi a debandada explícita dos 96 prefeitos peemedebistas.
"A minha candidatura caminha com um crescimento espontâneo, e isso ninguém segura", afirmou o candidato tucano.
Pesquisa Ibope realizada entre os dias 7 e 11 passados, aponta Aécio com 34% das intenções de voto, contra 20% de Newton e 4% de Nilmário Miranda (PT).



Texto Anterior: Economista diz que se assustou com fala de Ciro
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Temperatura baixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.