São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Temperatura baixa

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

Ciro Gomes e José Serra passaram os últimos dias se preparando para o grande embate de ambos na televisão, segundo a Globo:
- Gravam programas para o horário eleitoral.
Não é só gravar, acrescenta Franklin Martins. É preciso calibrar o discurso.
É o que estariam fazendo, em reuniões -algumas fechadas- com seus gurus e marqueteiros. Daí que, agora, "a temperatura baixou um pouco na campanha eleitoral".
Entre estúdios e externas, sob a direção de Nizan Guanaes, o tucano avisa que atacará menos -ou menos violentamente- Ciro.
Mas ainda solta suas farpas, como na bolsa de mercadorias, ao dizer que a economia exige "equilíbrio emocional".
Do outro lado, Ciro estaria mostrando o tal desequilíbrio a portas fechadas. Ele até se deixa gravar para os telejornais, mas só imagens, não declarações ou opiniões. Estas saem por notas, assessores ou políticos do PPS -nada de ACM.
De resto, ele grava sem parar para a propaganda ao lado de Patrícia Pillar. Ela "será uma presença constante", segundo Boris Casoy -será a garota-propaganda dos pesadelos de Serra.
Ciro está sob controle, Serra está quase lá. Estão ambos em concentração para o "jogo" da propaganda, a partir de terça. Serra, na CBN:
- Treino é treino. O jogo vai começar semana que vem.
No Ibope, pelo que destacou a Jovem Pan, os cenários para o horário eleitoral são projetados na mesma linha.
Segundo a diretora do Ibope Opinião, FHC é um bom cabo eleitoral e Serra, apesar dos 12% na pesquisa, apresenta chances de crescer com a propaganda. Quarenta e dois por cento dos eleitores ainda não sabem em quem votar.
Mais otimista do que o Ibope Opinião, só Cristiana Lôbo, da Globo News, no site das Globos. Ela e FHC, que voltou ao Jornal Nacional para questionar os "pessimistas" e falar, sorrindo, da crise econômica:
- Não tenho dúvidas de que, a despeito de tudo o que seja turbulência, nós superaremos as dificuldades.
Cenário mais róseo que isso, só o oráculo revelado pelo site, de que "as próximas pesquisas já devem apontar uma queda de Ciro". E mais:
- Serra ganha eleitores com a queda de Ciro.
E Ciro ainda "perde pontos na simulação de segundo turno" contra Lula.
Acredite quem quiser. As tais pesquisas, três delas, devem sair no domingo.



Texto Anterior: Aécio diz que site de Ciro distorceu discurso
Próximo Texto: Governadores: Ato de prefeitos lança dobradinha de Alckmin e Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.