São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Mais cedo

Fátima Bernardes avisava nos intervalos, sorrindo, que "o "JN" a partir de hoje começa mais cedo".
Era o horário eleitoral invadindo o cotidiano dos brasileiros. O primeiro dia, tarde e noite quase iguais, não ajudou em nada a diminuir a aversão do eleitor. Na descrição da Folha Online, "candidatos contam histórias de vida". No iG, "reforçam humildade".
O cientista político Rubens Figueiredo avaliou, no UOL, que neste início os programas "são mornos" mesmo. Depois, com as pesquisas, vai saber.
 
Mas vale notar que, ao menos em SP, os comerciais dos candidatos tucanos a deputado estadual já foram fortes. A inserção abordou dinheiro na cueca etc. com aparente "inspiração" nos ovos-e-tomates da MTV. Sem, claro, a passagem que iguala oposição e governo.

VEZ POR OUTRA
Uma indicação da aversão geral ao horário eleitoral foi o anúncio, por Ricardo Noblat, de que só vai opinar sobre os programas "vez por outra". Nos três dias semanais de horário presidencial, a análise do blog será de colaboradora. E Fernando Rodrigues nem seguiu ao vivo. Depois postou:
- Como toda pessoa normal, estava almoçando. De volta ao mundo virtual, fui me informar. Incrível a lerdeza dessa turma. Os sites de Alckmin e Heloísa não oferecem download. Já o petista permite, mas é um catatau de 13Mb.

TEMA COADJUVANTE
Josias de Souza persistiu e postou sobre o programa, que achou "soft", voltado a "afagar o eleitor nordestino" -região cujos programas ele depois destacou. Corrupção foi "tema coadjuvante" na estréia.
Também o Blog do Jefferson estreou ontem dando atenção ao horário eleitoral. Considerou Heloísa Helena, que diz ser sua candidata, "a única a atacar Lula", e notou que "nenhum comentou a crise na segurança". Registre-se que o blog está sendo assinado não por Roberto Jefferson, mas "por Equipe do Blog".

ESPANTO

kibeloco.blogspot.com/Reprodução
O blog de humor Kibe Loco! saudou "a hora do espanto". E Tutty Vasques brincou que "líderes do PCC já falam em Horário Marginal Gratuito"

O GIGANTE PARALISADO
No dizer do "Bom Dia Brasil", "pegou de surpresa". A greve dos metroviários causou uma "terça-feira caótica", segundo a Jovem Pan. Na manchete do "JN", "O gigante paralisado: greve no metrô de SP entope ruas de carros".
Para além dos blogs engajados, não se viu exploração eleitoral do fato. A exemplo do PCC, que sumiu da agenda.

BANHO DE REALIDADE
O "Guardian" anunciou ontem com destaque o "caos na nacionalização boliviana depois que o dinheiro acabou".
E reproduziu uma análise do "Valor", intitulada "Banho de realidade" -dizendo dos "sinais de que, passada a embriaguez da nacionalização, começou agora a ressaca".

GUERRA DE PALAVRAS
"Wall Street Journal" e "Financial Times" também deram os problemas no vizinho. O primeiro na linha do "Guardian". O segundo avançando no dia, sob o título "Bolívia e Brasil aceleram a guerra de palavras" -com a ameaça de um ministro boliviano, ontem, de levar o caso à Justiça, se não houver um acordo.

CANUDOS E BIODIESEL
O francês "Le Monde", que nunca escondeu suas simpatias no Brasil, publicou longa reportagem intitulada, na tradução do UOL, "Febre do biodiesel toma conta do Brasil":
- Depois da febre da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão e do café, o Brasil vive agora a febre do biodiesel.
Lula falou, em tom de campanha, mas a atração é a declaração de uma moradora da "agro-aldeia de Canudos":
- Temos o poço de petróleo que todo mundo sonha ter no seu jardim -e, além disso, é uma jazida inesgotável.

ESCLARECIMENTO
Circula na internet e-mail anti-semita que se apresenta como escrito por mim. Não é.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Exército julgará militares citados na Operação Saúva
Próximo Texto: Internet: Coluna "Toda Mídia" estréia hoje blog na Folha Online
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.