São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Acima de 2, abaixo de 50

O dispara-e-despenca continua. No UOL, "Bovespa abaixo dos 50". Na Folha Online, "dólar supera R$ 2".
No MarketWatch, os "latinos estão sem amor" e, a começar do Brasil, "seguiram a queda global". O site avaliou as moedas emergentes, deu o rublo de opção "defensiva" e o real como "melhor posição" entre as voláteis. O site do "Wall Street Journal", do mesmo grupo, citou pesquisa Merrill Lynch com gerentes de fundo apontando os emergentes como "preferidos aos EUA". E "nos Brics o Brasil é o preferido de 50%".
Por outro lado, Jonathan Wheatley postou à noite no "Financial Times" que "a extensão sugere que os investidores podem estar sentindo que as aplicações brasileiras são mais arriscadas do que se suspeitava".
 
Ao mesmo tempo, surgiu no "Valor" a notícia de que, em proposta aberta ontem a audiência pública, "a CVM prevê "normas de conduta" para jornalista" quanto à "divulgação de opiniões ou recomendações gerais sobre a evolução e tendências de mercado".

ETANOL, ETANOL, ETANOL
Imediatamente abaixo da manchete do site do "WSJ", ontem, sobre a queda em Wall Street, uma chamada algo inusitada, "Vem aí um maciço lançamento de ações em etanol". No título interno, o adjetivo usado foi "gigante".
É a brasileira Cosan, "maior produtora e processadora de cana do mundo", que "está de olho em US$ 2 bilhões para investir em etanol". MarketWatch, Dow Jones, CNNMoney, todos deram a notícia, que originalmente saiu no jornal "Investor's Business Daily", um dia antes.

economist.com
"SUPERPOTÊNCIA"
A "Economist" está com um diário de estrada pelo Brasil. No primeiro post, "Superpotência à base de cana", arriscando que já seria "a Arábia Saudita do século 21", não fosse a tarifa do etanol nos EUA


O ASFALTO
Também o correspondente da rede McClatchy de jornais, de "Miami Herald" e demais, está na Amazônia, no km 129 da BR-163 -a ser asfaltada. Sublinha o conflito entre o "progresso" que pobres da região pedem e a preservação que ambientalistas cobram.

E A ESPERANÇA
O "Guardian", também da Amazônia, deu artigo de um ambientalista que defende que "os governos derrubem seu controle das florestas" em favor dos "habitantes", que exploram sem a destruição da "indústria de larga escala". O texto diz ser sua "esperança".

CUBA E OS EUA, JUNTOS
Ecoou por AP, Efe, Ansa o artigo do "reconhecido senador" e "importante aliado de Lula" Eduardo Suplicy, com Éder Jofre, em defesa dos dois pugilistas cubanos.
Por outro lado, o "Washington Post" noticiou ontem, com atraso, a morte do "imigrante brasileiro" e outros sob custódia nos EUA. O Departamento de Segurança Interna e uma organização de defesa de presos foram os únicos ouvidos. Ato contínuo, o Itamaraty anunciou ter solicitado "rigorosa apuração pelo governo americano".

TELES 1
Cristiano Romero detalhou no "Valor", ontem em coluna, "o caminho até a fusão", a ser seguido nos próximos meses por duas brasileiras, Telemar (Oi) e Brasil Telecom (BrT).
Avaliou que "o insucesso da operação de reestruturação" que Telemar e Brasil Telecom estão tentando realizar agora até "apressaria a fusão", por deixar acionistas sem opção.

TELES 2
Já o presidente da Portugal Telecom deu longa entrevista para o português "Expresso", com repercussão da agência Reuters ao "Financial Times".
Ele "não aceita que tratem a PT como subalterna na Vivo" e se diz pronto para disputar com a Telefônica. E "quer a tele em língua portuguesa", do contrário, diz, "o Brasil ficará no quadro espanhol".


Texto Anterior: Igreja Católica compra rede de 19 retransmissoras de TV de Gugu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.