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EVENTO
Para autor, marketing não é prioritário na decisão do voto
Debate marca lançamento de livro sobre marketing político
DA COORDENAÇÃO DE ARTIGOS E EVENTOS
A Publifolha e o centro Universitário Maria Antônia promovem
hoje debate de lançamento do livro "Folha Explica o Marketing
Eleitoral", do jornalista Carlos
Eduardo Lins da Silva, diretor-adjunto de Redação do Jornal "Valor Econômico". Participam,
além do autor, o publicitário Alex
Periscinoto e Renata Lo Prete, repórter especial da Folha. A mediação será de Arthur Nestrovski,
professor da PUC-SP e editor da
coleção Folha Explica.
A tese central do livro de Lins da
Silva é a de que o marketing eleitoral é importante, mas não é um
elemento fundamental nem prioritário na decisão do eleitor pelo
seu candidato.
Segundo o autor, que pesquisa o
assunto desde 1975, quando iniciou mestrado em comunicação
em Michigan (EUA), o marketing
eleitoral no Brasil é, no que se refere às técnicas que emprega, um
dos mais avançados do mundo.
Mas Lins da Silva observa que se
atribui ao marketing eleitoral
uma importância muito maior
sobre a decisão do eleitor do que o
efeito que ele de fato tem. "A principal função é fazer com que o
conteúdo do candidato seja transmitido com clareza". Sozinho,
diz, o marketing não faz nada.
Prova disso, segundo o autor, é
o fato de Ciro Gomes (PPS), que
tem "um marketing deficiente",
ter se mantido em segundo lugar
na corrida presidencial até recentemente. Lins da Silva crê que o
que tem peso fundamental na determinação da escolha do eleitor é
sua "educação política", que ele
define como um aprendizado obtido "com a prática do voto".
O marketing, diz, "pode ser maléfico ou benéfico à democracia",
mas -e porque- é só um meio,
e é inevitável. É um meio que pode fazer com que as pessoas percebam o conteúdo da mensagem
do candidato com clareza.
Como exemplo, o autor avalia
que a subida de José Serra (PSDB)
nas pesquisas, após o início do
horário eleitoral, se deu porque os
programas deixaram mais claro
que o tucano era o candidato governista, o que fez com que ele
conquistasse votos de eleitores
que avaliam bem o governo FHC.
O debate será no Centro Universitário Maria Antônia (r. Maria Antônia, 294, São Paulo), às
20h, com entrada franca.
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