São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕS 2004/PESQUISA

Na região, Serra e Marta estão empatados; no sul, PT lidera; no norte, os tucanos, diz Datafolha

Serra avança na zona leste com eleitores malufistas

FLÁVIA MARREIRO
DA REDAÇÃO

O Datafolha revela a polarização, desta vez geográfica, da disputa na cidade. PSDB e PT disputam, ponto a ponto, o maior colégio eleitoral, a zona leste: 35% para José Serra contra 34% para Marta Suplicy. O tucano lidera no centro, no oeste e no norte da cidade. A petista vence no sul, o segundo maior grupo de eleitores.
A pesquisa mostra que, ao abocanhar votos malufistas, Serra avança em direção à zona leste, reduto histórico dos petistas, e se consolida na zona norte. O instituto fez 1.725 entrevistas no dia 10 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O peso da herança malufista aparece quando dividimos a região em leste 1 (a mais central e mais rica, com 15 distritos) e leste 2 (periférica e pobre, com 16 distritos). Ao todo, a região representa 34,7% do eleitorado.
Na 1, que abrange Aricanduva e Tatuapé, onde Paulo Maluf (PP) costuma ter boas votações, Serra vence Marta por 43% a 26%. O tucano subiu 18 pontos percentuais em um mês, seis a mais que na média da cidade. Maluf caiu 12 pontos no período na região.
Mas é só avançar para leste 2 que o placar praticamente se inverte: 41% para Marta contra 28% para Serra, o pior desempenho dele, que na cidade tem 37%. Entre o Datafolha de 26 de agosto e este, aí foi o único local onde Serra perdeu: três pontos. Marta, que oscilou um ponto para baixo na média da cidade, ganhou quatro nessa parte da cidade -no período, dedicou três programas de TV ao leste. "Mostra a fidelidade do eleitor da zona leste a Marta Suplicy", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.
No norte (20,1% dos votos), Serra lidera por 44% a 23%. No norte 1, oito distritos que incluem os malufistas Vila Maria e Jaçanã, o tucano alcança 49%. No norte 2, tem 39%, contra 23% de Marta.
A zona sul (31,4% dos votos) é a única onde Marta lidera: 39% contra 33% de Serra. Quem desequilibra a conta para a petista, a exemplo da zona leste, é o extremo (16 distritos da sul 2): Marta alcança 44%. Já Serra, que ontem fez campanha por lá, tem apenas 30%.
Na sul 1, que abarca os distritos mais ricos, como Moema, redutos tucanos, Serra tem 41% contra 26% de Marta. Rumo ao centro e ao oeste, a vantagem aumenta. Na região central (7,6% dos votos), o tucano chega a 45%. Marta, a 18%, seu pior desempenho na cidade. No oeste (6,09% dos votos), tem 50% contra 28%. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é 003900104-SPPE.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: PSDB reage a PT e é atacado por Maluf
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.