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Investimento procura conquistar
consumidores jovens, diz empresa
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O presidente do grupo Telemar,
Ronaldo Iabrudi, diz que o investimento em produção e patrocínio nos programas da Gamecorp
atendem a uma decisão estratégica da operadora de celulares Oi.
"Essa filosofia é antiga e foi desenvolvida no ano 2000", diz ele.
Segundo Iabrudi, ao focar o
mercado de consumidores jovens, a Oi pretende criar hábitos
que "fidelizem" esse usuário. As
pessoas que são aficionadas por
videogame são um alvo dessa estratégia -daí a razão de a Telemar investir na Gamecorp.
O presidente da empresa explica que todas as telefônicas têm o
que é conhecido no mercado como alta taxa de "churn", expressão em inglês usada no sentido de
designar os clientes que param de
usar um determinado serviço.
Na Oi, cerca de 25% dos usuários em 2005 abandonaram os
serviços da operadora. "E o nosso
"churn" é um dos mais baixos do
mercado." Calcula-se que 25% de
usuários perdidos pela Oi em
2005 representaram cerca de R$
250 milhões a menos de receita
para a companhia. A necessidade
de repor essa massa de consumidores exige novos investimentos.
A forma de combater a evasão
de usuários é tentar habituá-los
ao máximo ao produto. A Gamecorp e os programas sobre videogame atingiriam o consumidor
jovem. Ao assistir às produções
na TV Bandeirantes e na Mix TV,
o usuário da Oi ficaria interessado
em acessar serviços pelo celular,
como protetor de tela, sons de clipes de um determinado jogo eletrônico, "ringtones" (sons de
campainha). Além de pagar por
esses serviços, o cliente da telefônica também se tornaria mais fiel.
Conteúdo
A Telemar diz não estar interessada em produzir conteúdo. Por
essa razão teria de fazer parcerias
com empresas como a Gamecorp.
"Isso é comum em países desenvolvidos, como o Japão e os Estados Unidos", diz Iabrudi. A diferença é que nesses países já há
empresas de porte à disposição
para fornecer conteúdo.
O gasto da Telemar com publicidade, patrocínios e produção
em 2005, diz Iabrudi, ficou próximo a R$ 296 milhões. Ele refuta a
tese segundo a qual a Telemar estaria apenas fazendo um agrado
ao governo quando investe em
publicidade nos programas da
empresa do filho de Lula.
"O valor é muito pequeno perto
do total investido. Em relação ao
que se gasta com patrocínio e produção, são apenas 6,7%. Em relação ao total investido é só 1,7%",
diz Iabrudi. Ele cita, por exemplo,
os gastos com patrocínio na TV
Globo, de R$ 24,9 milhões anuais
-esse valor demonstra, entretanto, que a Telemar gasta na Gamecorp o equivalente a 20% do
que investe na Globo, a maior rede do país, a cada ano.
Iabrudi apresenta dados do Ibope sobre a audiência, argumentando que o público alvo vem sendo atingido. No mesmo horário
em que o programa de 30 minutos da Gamecorp vai ao ar no sábado à noite na Bandeirantes, a
MTV perde. É 0,92 ponto da Bandeirantes contra 0,18 ponto da
MTV, na média do Ibope.
A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto não se pronunciou sobre o assunto até a conclusão desta edição.
Outras empresas
Procurada pela Folha, a Sadia
informa que comprou inserções
publicitárias no programa de games Gamecorp em 2005. Porém a
veiculação ocorreu em períodos
intercalados, de forma não contínua, e não é feita mais desde o final de 2005, segundo a assessoria
de imprensa da companhia, que
não revela os valores investidos.
A Gradiente diz que não é mais
patrocinadora da grade dos programas da Gamecorp. A companhia não deu detalhes sobre o
prazo do contrato com a Bandeirantes ou volume gasto em publicidade nos programas.
Assim como a Gradiente, a
Schincariol diz que não mantém
mais relações comerciais com a
Gamecorp. Segundo a empresa,
há mais de um ano foram feitas
ações de mídia nos programas na
TV, mas as campanhas não são
mais veiculadas. A empresa não
informou o período de duração
da ação ou valor investido.
A Microsoft, que não comenta o
valor aplicado em mídia na TV,
informou que veicula propaganda nos intervalos dos programas.
Ressalta que, como os jogos de games tem relação direta com a
marca Microsoft -que tem jogos
para PCs-, tornou-se interessante promover o nome da empresa na grade de programação.
Colaborou a Reportagem Local
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