São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para 19%, saúde é a área em que o prefeito vai pior

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa Datafolha aponta que a segurança pública ainda continua sendo o maior problema de São Paulo, mas a insatisfação do paulistano com o serviço de saúde pública oscilou quatro pontos para cima.
O levantamento mostra que 17% dos moradores da capital acreditam que a violência é o principal problema da cidade, contra 16% da pesquisa anterior, de novembro. Em segundo lugar vem a área da saúde, com 16% -12% em novembro. Transporte coletivo foi apontado como o maior problema por 12% dos entrevistados, contra 10% do levantamento anterior.
Quando o Datafolha perguntou qual é a área de pior desempenho da gestão Kassab, 19% citaram a saúde pública, percentual cinco pontos maior que o obtido na pesquisa de novembro. O índice é preocupante para Kassab porque a saúde é uma das áreas em que o governo municipal mais investe.
O prefeito pretende chegar até o final do próximo mês com 110 AMAs (atendimentos médicos ambulatoriais) entregues -já foram inauguradas 63, sendo 11 neste ano.
A AMA, unidade de atendimento intermediária entre posto de saúde e hospital, foi criada na atual gestão e é a principal aposta do governo para combater a baixa avaliação da área da saúde.
Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, diz que uma das hipóteses para o crescimento da preocupação do paulistano com a área da saúde é que a série de inaugurações que Kassab fez no setor tenha chamado atenção para o problema: "Acaba aparecendo o assunto e aumenta a lembrança".
Outro fator preocupante para a gestão é a queda da lembrança dos paulistanos em relação ao programa Cidade Limpa, principal bandeira de Kassab.
Aprovada pela Câmara Municipal em setembro de 2006, o programa Cidade Limpa entrou em vigor em 1º de janeiro de 2007, e resultou na proibição de painéis eletrônicos, outdoors, faixas e banners na cidade -ele limitou até o tamanho dos anúncios indicativos nas fachadas das empresas.
Em novembro passado, o Cidade Limpa era lembrado por 14% como a área de melhor desempenho da gestão Kassab. Agora são 9%. A área mais bem avaliada do governo passou a ser a educação, com 12% (9% na pesquisa anterior), seguido da limpeza pública/coleta de lixo, com 10% (7% em novembro).
O levantamento do Datafolha foi realizado na semana em que as aulas na rede municipal de ensino foram retomadas, com a abertura de 26 novas escolas. (ES)


Texto Anterior: Reprovação a Kassab diminui 8 pontos
Próximo Texto: Janio de Freitas: Dois passos para começar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.