São Paulo, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PA apura só 33% de mortes no meio rural

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Um levantamento da CPT (Comissão Pastoral da Terra), braço agrário da Igreja Católica, indica que dois terços dos assassinatos no campo no Pará nos últimos 26 anos nunca foram investigados.
Usando dados coletados pela própria CPT, pela Ouvidoria Agrária Nacional e pelo Tribunal de Justiça do Pará, a comissão concluiu que, dos 687 assassinatos de trabalhadores rurais ocorridos no Estado entre 1982 e 2008, só 231 (33,6%) foram alvo de inquérito -apesar da obrigação policial de investigar mortes violentas.
Os dados foram enviados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para começar um mutirão judicial de aceleração de 126 casos que nunca foram julgados.
A Secretaria da Segurança do Pará disse, por meio de assessoria, que um dos focos de sua atual gestão é justamente o conflito no campo e que conseguiu diminuir esses assassinatos. Um dos motivos da melhoria, disse, é o uso de "inteligência policial" e a "união de forças" com policiais federais. (JCM)


Texto Anterior: "Invasão consentida" dribla despejo de sem-terra no PA
Próximo Texto: MST invade 6 fazendas no interior de SP no Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.