São Paulo, Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SENADO
Com Fogaça, cargo vai para o PMDB
Escolha de líder do governo divide Casa

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso está tendo dificuldades para indicar o novo líder do governo no Senado. Seu candidato, José Fogaça (PMDB-RS), tem apoio do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), mas é vetado pelo presidente nacional do PMDB e líder do partido na Casa, Jader Barbalho (PA).
FHC deverá escolher o novo líder na próxima semana, quando iniciarão as atividades da legislatura.
Já está definido que o cargo será do PMDB, mas ACM ameaça brigar para que o líder seja um senador do PFL, caso Fogaça não seja o escolhido entre os peemedebistas.
Desde que o ex-senador Elcio Alvares (PFL-ES), hoje ministro extraordinário da Defesa, deixou o cargo que ocupou por quatro anos, o nome mais cotado é o de Fogaça, considerado um dos peemedebistas mais leais ao governo.
O problema é que Fogaça é desafeto de Jader desde que os dois disputaram o cargo de líder da bancada no início da legislatura passada.
FHC teme outro confronto com o PMDB, caso insista na escolha, apesar da oposição de Jader. Na dúvida, FHC já cogitou escolher Ney Suassuna (PMDB-PB), que tem a simpatia de Jader, mas não a de outros governistas.


Texto Anterior: Caso Ceci Cunha: PF quer reconstituir morte de deputada
Próximo Texto: Sudene: Fundo para o NE desperdiça R$ 550 milhões em 40 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.