São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Rei do tapetão
Na esteira da liminar do STF que suspendeu o depoimento do caseiro Francenildo Costa, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, também deverá entrar com um mandado de segurança na tentativa de melar sua acareação com o ex-petista Paulo de Tarso Venceslau, aprovada pela CPI dos Bingos.

Fama instantânea
Enquanto durou, o depoimento do caseiro, algoz do ministro Antonio Palocci, atraiu funcionários dos gabinetes, faxineiros e seguranças do Senado para um telão que transmitia o evento.

Gato preto
Palocci teve a certeza de que está em maus lençóis quando o assessor presidencial Marco Aurélio Garcia, incansável atiçador de fogo amigo contra o ministro, soltou nota em sua defesa.

Água na pizza
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) buscará na CPI dos Correios elementos para sustentar um voto contrário ao de Edmar Moreira (PFL-SP), que ontem recomendou a absolvição de José Mentor (PT-SP).

Cadeia alimentar
A idéia dos que querem contestar o voto de Moreira é sustentar a quebra de decoro provando o vínculo entre Mentor, o advogado Rogério Tolentino e o Rural. O banco foi investigado na CPI do Banestado, que teve o petista como relator.

Tempero paulista
Os outros pefelistas do Conselho, Moroni Torgan (CE) e Jairo Carneiro (BA), votarão contra o relatório de Moreira. A dúvida são os tucanos de São Paulo Carlos Sampaio e Mendes Thame.

Memória seletiva
O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), fez cara feia ao pedido de vista do relatório de Moreira. Agora deu para dizer que não se pode querer condenar todos os mensaleiros.

Pedigree do chuchu
No começo da carreira, Getúlio Vargas foi chamado na imprensa de "chuchu", "sem gosto e inodoro, que assume o sabor do molho com que o condimentam". Está no clássico "Os Donos do Poder" (Editora Globo, 1979, 2º volume, pág. 693), do historiador Raymundo Faoro.

Corda toda
O governo Lula executou R$ 442 mi de investimento em transportes nos dois primeiros meses deste ano. No mesmo período de 2005, foram R$ 90 mi.

Fazendo pouco
Em reunião ontem Palácio do Planalto, Ciro Gomes e Aloizio Mercadante criticaram a largada de Geraldo Alckmin. Comentando as primeiras declarações do governador como candidato, disseram que ele defendeu a família, a tradição e, ao criticar o MST, a propriedade.

Soluções...
Claudio Lembo (PFL) convidou Saulo de Castro Abreu Filho a permanecer na Secretaria da Segurança quando Alckmin deixar o governo paulista.

...de continuidade
Na Casa Civil do Bandeirantes, que será comandada a partir de abril por Rubens Lara, em substituição a Arnaldo Madeira, Alckmin trabalha para manter o adjunto Fábio Lepique.

Mão na roda 1
Na lista tríplice da qual sairá um dos três juízes da Comissão de Propaganda do TSE para as eleições aparece o advogado Arnaldo Versiani, que defendeu a GTech e é sócio do deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), amigo do peito de Lula.

Mão na roda 2
Também está na lista Henrique Neves, irmão do ex-ministro do TSE Fernando Neves, hoje membro da Comissão de Ética do Planalto. A Comissão de Propaganda arbitra direitos de resposta na campanha eleitoral.

TIROTEIO

Do senador Demóstenes Torres (PFL-GO), sobre a liminar do Supremo que suspendeu o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa:
-Bem ao gosto da metáforas futebolísticas do presidente Lula, o STF está virando o tapetão desportivo do PT.

CONTRAPONTO

E o Oscar vai para...

Na reta final da CPI dos Correios, Carlos Willian (PTC-MG) foi agraciado por seus colegas de comissão com o título de "campeão de neologismos".
Para levar a "taça" após quase dez meses de trabalho investigativo, o deputado cunhou frases como "há muita gente fazendo inalações levianas".
A decisão do "júri", presidido por Delcídio Amaral (PT-MS), saiu anteontem, dia do depoimento de Duda Mendonça.
Diante a insistência do marqueteiro em dizer apenas "não vou responder", que tanto irritou a comissão, Willian pediu a palavra para observar:
-Isso que estamos vendo nesta CPI nada mais é do que premiação delatada!
Ninguém entendeu direito a atrapalhada alusão ao mecanismo da delação premiada. Mas o júri não teve dúvidas, e Willian, deixando para trás concorrentes de peso, levou o título.


Próximo Texto: STF atende PT e cala caseiro; oposição pede saída de Palocci
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.