São Paulo, terça-feira, 17 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

RIO GRANDE DO SUL

Promotoria vai apurar suposto grampo em assessor de Yeda

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai investigar as denúncias feitas por Adão Paiani, ex-ouvidor da Secretaria Estadual da Segurança Pública, sobre um suposto aparato clandestino de espionagem no governo.
Na última sexta-feira, o ex-ouvidor entregou um CD com áudios de conversas telefônicas entre o chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius (PSDB), Marcelo Lied, e o ex-vereador de Lajeado (RS) Márcio Klaus.
Segundo Paiani, que foi demitido na semana passada, são escutas ilegais feitas por operadores do sistema Guardião, usado pela Secretaria de Segurança Pública.
O subprocurador da Promotoria, Eduardo Veiga, disse que os grampos podem ter sido feitos legalmente.
Segundo Veiga, um dia antes de tornar públicas as denúncias, Paiani procurou o promotor de Lajeado Pedro Rui da Fontoura Porto para obter uma cópia de gravações de conversas entre Lied e Klaus. Porto disse que Paiani se apresentou como ouvidor, embora tivesse sido demitido do cargo, e, por isso, entregou a ele os áudios.
O ex-ouvidor negou que tenha obtido as gravações com o promotor.

Queixa-crime
O ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul Aod Cunha entrou ontem no STF com uma queixa-crime contra a deputada federal Luciana Genro (PSOL) e outros dois integrantes do PSOL que, sem provas, afirmaram ter tido acesso a vídeos e áudios que mostrariam a prática de caixa dois na campanha do PSDB ao governo gaúcho.
Segundo os integrantes do PSOL, os vídeos mostram que Cunha participava do suposto esquema de caixa dois. A defesa do ex-secretário afirma que ele foi citado "indevidamente" pelo partido.
A Folha não conseguiu contato com Luciana Genro.


Texto Anterior: Juntos em Recife, Serra e Aécio afirmam que PSDB está unido
Próximo Texto: Lula faz "críticas desmedidas" à imprensa, afirma entidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.