São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem fazendas e prédios em 8 Estados e no DF

MST invadiu pelo menos 13 áreas e atacou edifícios públicos em Brasília e em SP

Em Santa Catarina, uma área do Exército foi invadida no domingo em Papanduva; o MST afirma que o Exército cercou a área, já desocupada


DA AGÊNCIA FOLHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) intensificou suas ações pelo país nos últimos três dias, com pelo menos 13 invasões de terra em oito Estados (ES, GO, MA, PB, PE, SC, RJ e SP) e invasões de prédios públicos no Distrito Federal e no interior paulista.
Em Brasília, integrantes do MST, da Contag e do MATR (Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais) invadiram ontem a sede do Incra. Eles quebraram uma porta de vidro na entrada e ocuparam todos os 23 andares do edifício.
As ações integram o chamado "abril vermelho", que acontece durante todo o mês em memória do massacre de Eldorado do Carajás (PA), ocorrido há exatos 11 anos, onde 19 integrantes do MST foram mortos.
Em Brasília, os 800 manifestantes queriam se reunir com a cúpula do Incra para reivindicar o assentamento de pelo menos 1.800 famílias no entorno do Distrito Federal e a exoneração do superintendente do Incra do DF, Renato Lordello. O Incra condicionou as negociações à saída dos manifestantes.
Após o impasse que durou quase todo o dia, os manifestantes aceitaram se deslocar para a garagem e formar uma comissão de 50 integrantes para iniciar as negociações, que começaram por volta das 18h.
A Justiça concedeu a reintegração de posse, mas o presidente do Incra, Rolf Hackbart, descartou o uso da força: "Agora estamos iniciando uma negociação para desobstruir o prédio para que a gente possa trabalhar e avançar na reforma agrária do Brasil", disse ele.

Estados
Em São Paulo, o movimento mobilizou 450 pessoas para invadir uma fazenda e dois escritórios do Incra e dois do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), no Pontal do Paranapanema (oeste de SP) e no noroeste do Estado. As ações foram organizadas por militantes ligados à direção nacional da sigla e de oposição a José Rainha Jr., líder do movimento no Pontal do Paranapanema.
Em SC, o MST invadiu uma área do Exército no domingo, em Papanduva. O movimento diz que o Exército cercou a área, desocupada ontem.
Na PB, cerca de 600 famílias invadiram ontem áreas em Bonito de Santa Fé e em Piancó.
No MA, a fazenda invadida ontem foi a São Benedito, em Governador Newton Belo.
Lavradores ligados ao MST e à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) invadiram ontem mais três fazendas em Pernambuco.
No ES, cerca de 40 famílias invadiram uma área em Guaçuí. Em GO, o MST invadiu três fazendas nos últimos dias.
Na BA, cerca de 5.000 integrantes do MST chegaram ontem a Salvador após marcha iniciada no dia 9 em Feira de Santana. Em Bom Jesus da Lapa, cerca de 500 agricultores invadiram prédio da Codevasf.
No Rio, o MST invadiu no fim de semana uma área em Piraí e outra em Cardoso Moreira.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Memória: Ação da PM provocou 19 mortes em 96
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.