São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio defende mandato de 5 anos e fim da reeleição

Tucano diz, porém, que bancada do PSDB é que deve encampar mudanças

Governador mineiro afirma que tema não é prioridade do partido, mas lembra que há proposta de emenda sobre a matéria na Câmara


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou ontem que é contra a reeleição e a favor do mandato de cinco anos. Criticou, contudo, o que chamou de "preocupação excessiva com a paternidade" da proposta.
"Quem deverá definir o momento e a forma de encaminhamento dessa questão, se é que ela vai ser encaminhada, são as nossas bancadas na Câmara e no Senado. Essa é a minha opinião. Mas essa não é e nem deve ser uma prioridade do partido."
Ao negar a necessidade de um pai para a idéia, Aécio refutou a tese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, como publicou a Folha, só encamparia a proposta com aval de Aécio e do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
Na prática, ninguém quer bancar a tese do fim da reeleição, embora Aécio e Serra -os dois principais presidenciáveis do PSDB em 2010- sejam declaradamente a favor dela. O mineiro disse que a prioridade dos governadores é "administrar seus Estados".
Mas é do deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) a emenda que tramita na Câmara com essa proposta, o que foi lembrado por Aécio. A lembrança sugere que o PSDB já encampa a idéia, embora o líder do partido na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), tenha dito ontem, após o encontro com Aécio e outros líderes e vice-líderes do PSDB, que "não há posição ainda da bancada e do partido".
Na reunião, o PSDB decidiu não aceitar que o governo prorrogue a CPMF e fique com todo o recurso da contribuição. Eles defendem que Estados e municípios fiquem com 20% e 10%, respectivamente.
"Espero que, a partir da ação firme da nossa bancada, e com a nossa solidariedade política, o governo federal possa iniciar uma negociação diferenciada, compreendendo que todos têm que participar desse esforço", afirmou Aécio.


Texto Anterior: Polícia Civil de SP apreende 7.200 caça-níqueis no ABC
Próximo Texto: Dirigentes do PT defendem a mudança na lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.