São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE cancela 1,6 milhão de títulos de eleitor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cancelou 1.640.317 títulos de eleitor de pessoas que não votaram nas três últimas eleições nem foram a um cartório eleitoral até o último dia 10 para regularizar sua situação.
Do total de 1.896.686 eleitores convocados pelo TSE a procurar um cartório eleitoral na cidade onde mora para justificar a ausência nas três últimas eleições e evitar o cancelamento do título, somente 256.496 tomaram essa iniciativa.
O eleitor irregular ainda pode procurar um cartório eleitoral para reabilitar a sua inscrição, mediante o pagamento de uma multa de valor simbólico. O valor varia de R$ 1,06 a R$ 3,51 por votação a que faltou.
Neste ano, o TSE levou em conta a ausência no referendo sobre a proibição do comércio de armas, em 2005, e o primeiro e o segundo turno das eleições gerais do ano passado.
Os eleitores faltosos com mais de 70 anos de idade não são obrigados a dar explicações à Justiça Eleitoral nem têm o título cancelado, já que para eles o voto é facultativo.
O cidadão que está em débito com as suas obrigações eleitorais não pode tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em escola pública, inscrever-se em concurso público e participar de concorrências públicas, entre outras restrições.
Após o cancelamento de títulos, o cadastro nacional de eleitores passou a contar com 125.529.686 nomes -51,71% de mulheres, 48,15% de homens e 0,14% de pessoas que não informaram o sexo na inscrição.


Texto Anterior: Empreiteira e banco foram os maiores doadores do PT
Próximo Texto: Janio de Freitas: As crias de Collor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.