São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar trabalhará por união PT-PL

DANIELA MENDES
FREE-LANCE PARA A FOLHA


O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), foi escalado por lideranças do PL para tentar minimizar as resistências dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e garantir a coligação de liberais e petistas na chapa à Presidência da República com Luiz Inácio Lula da Silva para presidente e o senador José Alencar (PL) como vice.
Em reunião anteontem em um hotel do Rio com representantes do PL, Itamar Franco, que já declarou apoio ao PT, se dispôs a ser o interlocutor do PL em Estados onde existe grande resistência do PT à coligação, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Sergipe.
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, se mostrou otimista com a aliança e confiante na popularidade de Itamar para diminuir as resistências petistas.
Mas confessou que se as resistências internas do PT não forem resolvidas a tendência é que o partido não apoie ninguém. "Não podemos é prejudicar companheiros nossos. Se não formos felizes com o PT, paciência, vamos apoiar Lula para presidente mesmo numa aliança branca", disse.
Já o deputado federal Bispo Rodrigues afirmou que considera praticamente inviável uma aliança nacional com o PT. "A tendência é o partido ficar livre e fazer aliança branca com o PT para a Presidência", disse após o encontro com Itamar.
Anteontem, no Rio, o apoio ao PT foi descartado na convenção regional. O Partido Liberal reafirmou o apoio do diretório regional às candidaturas do ex-governador Anthony Garotinho (PSB) à Presidência e de sua mulher, Rosinha Matheus, ao governo estadual. O próprio deputado Bispo Rodrigues declarou um apoio branco aos pessebistas.



Texto Anterior: Ciro diz que Serra é culpado por "censura"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.