São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

perfil

Pecha de ministro do "apagão" surgiu no governo FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso, o pefelista José Jorge de Vasconcelos Lima, 61, é engenheiro mecânico, economista e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Ganhou a vaga de vice na chapa de Geraldo Alckmin após disputar com o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN). Nos bastidores, teve a preferência do presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC), e do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel (PE).
Entre março de 2001 e março de 2002, chefiou a pasta de Minas e Energia, de onde herdou a pecha de "ministro do apagão" devido à crise energética que gerou racionamento de energia.
Jorge é considerado um político discreto, mas chegou a causar polêmica quando disse que o presidente "bebe muito" durante o lançamento da candidatura do PFL ao governo do Distrito Federal. Até o início do ano, foi líder da oposição no Senado e participou da CPI dos Bingos. Foi deputado federal e presidiu o PFL de 1996 a 1997. (SN)


Texto Anterior: Entrevista da 2ª/José Jorge: Governo Lula só se compara ao de Collor em corrupção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.