São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Cálculo otimista
O Planalto acha que a medida provisória editada para dar status de ministro e, com isso, foro especial na Justiça a Henrique Meirelles será bombardeada pela oposição no Congresso. Mas que terminará aprovada.

É ou não é?
Com a nova situação de Henrique Meirelles, já circula a pergunta em Brasília: o presidente do BC ainda é subordinado ao ministro da Fazenda?

Efeito colateral
A decisão do Tribunal de Contas da União de suspender convênios do Primeiro Emprego com ONGs levou de roldão outros programas: 4.800 jovens do Serviço Civil Voluntário também ficaram sem bolsa.

Às moscas
Reflexo da campanha eleitoral, que começa hoje em rádio e TV, apenas dois senadores apareceram ontem na Casa: Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) e Papaléo Paes (PMDB-AP). Para abrir uma sessão seriam necessárias quatro presenças.

Chapéu na mão
Na tentativa de sanar a crise financeira da entidade, a Associação Brasileira de Imprensa pediu o apoio do Congresso e do Tribunal Superior Eleitoral para formar um "fundo de defesa da liberdade de expressão e cidadania". Seria constituído por 2% das doações eleitorais.

Serviços prestados
Presidente do conselho deliberativo da ABI, Carlos Alberto Caó de Oliveira justifica: "Pelas lutas que desenvolveu em quase um século, a associação tem autoridade para solicitar esse apoio voluntário da sociedade".

Má fase
Envolvida em confusão no Brasil, a Kroll agora enfrenta dor de cabeça também no Reino Unido, com a revelação de que um analista do Abbey National cometeu suicídio, pulando da sede do banco em Londres, pouco depois de ser interrogado por um funcionário da empresa.

Mesa farta
Está avançada a articulação de Lula para reunir no dia 20 de setembro, em Nova York, chefes de Estado que estarão na cidade para a Assembléia Geral das Nações Unidas a fim de discutir o combate à fome no mundo.

Fim da brincadeira
Está ameaçada a encenação de boa vizinhança suprapartidária entre Geraldo Alckmin e Marta Suplicy. Os tucanos acreditam que a campanha da prefeita alimenta as manifestações de sindicatos contra a Febem do governador. Os petistas negam.

Astro convidado
Eduardo Suplicy é presença valorizada no horário gratuito. Antes de embarcar para o Haiti, o senador deixou gravado, além do depoimento para a ex-mulher, um lote de participações em programas de candidatos a prefeito e vereador país afora.

Serpentário
Petistas paulistanos dizem que o presidente da Câmara, João Paulo, deveria dar mais atenção a seu reduto em vez de se preocupar tanto com a própria reeleição e a de Lula. Em Osasco, no retrovisor de Celso Giglio (PSDB), Emídio de Souza (PT) está a cada dia mais distante.

Terapia intensiva
Três ministros não-petistas de Lula pedirão votos na TV para Gilberto Maggioni, anêmico candidato do partido em Ribeirão Preto: Roberto Rodrigues, Luiz Furlan e Walfrido Mares Guia. Além, é claro, do ex-prefeito Antonio Palocci.

Para lembrar
Os tucanos paranaenses confeccionam um boneco gigante, nos moldes dos utilizados no Carnaval de Olinda, para animar a campanha de seus candidatos no Estado. Será o "Waldomiro 1%", em homenagem ao ex-assessor de José Dirceu flagrado negociando propina.

TIROTEIO

Do deputado tucano Alberto Goldman (SP), sobre a alegada disposição do PT para federalizar a disputa municipal:
-Será ótimo. Para começar, Marta Suplicy poderia dizer o que pensa do pacote de iniciativas do governo Lula para cercear a liberdade de expressão.

CONTRAPONTO

Câmera indiscreta

No Carnaval de 1999, o então secretário da Indústria e Turismo de Pernambuco, Carlos Eduardo Pereira, o Cadoca, resolveu conferir in loco o baile do bloco Siri na Lata, formado majoritariamente por jornalistas.
Entusiasmado, um dos fotógrafos que acompanhavam a folia se prontificou a registrar a visita ilustre e passou a acompanhar pelo salão afora o secretário, hoje candidato à Prefeitura de Recife pelo PMDB.
Transcorrida metade da festa, no entanto, o fotógrafo não havia tirado uma foto sequer, apesar de ter se contorcido para enquadrar o visitante. Até que um flash foi disparado. E o rapaz, com ar zeloso, cochichou:
-Fique tranqüilo, secretário, essa moça que passou o tempo todo do seu lado não aparecerá.
-É uma pena, porque eu gostaria muito que ela aparecesse. É a minha mulher!-respondeu um desolado Cadoca.


Próximo Texto: Para Lula, jornalista que não defende conselho é "covarde"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.