São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Dois discursos
Pela manhã, FHC deu aval oficial à campanha de José Serra em reunião no Palácio da Alvorada. Horas mais tarde, porém, reclamou com o candidato do tom dos ataques a Lula na TV.

Mira descalibrada
Para FHC, Serra tem de mostrar que é mais preparado do que Lula para governar o Brasil e que as propostas do PT são inconsistentes. Mas não pode seguir na linha de que o petista dá medo e que o país vai pegar fogo se ele vencer a eleição.

Ato falho
O Itamaraty reservou 30 apartamentos num hotel cinco estrelas do RS para que o próximo presidente e sua comitiva participem do próximo Fórum Social Mundial, marcado para janeiro.

Disputa de bola
No rádio, os programas de Serra e Lula usam analogias futebolísticas para se atacarem. Numa "mesa-redonda" tucana há um "tira-teima" das 600 pontes que o PT diz ter feito em MS: "Nem se o governador fosse dentista faria tanta ponte". Resposta do PT: "O outro time tá jogando uma bola quadrada...".

Falta de fé
A pesquisa Ibope para presidente mostra que apenas 17% dos eleitores acreditam que Serra será eleito. Como o tucano tem 31% das intenções de voto, significa que quase metade de seus eleitores jogaram a toalha.

Direita, volver
O Clube dos Militares da Reserva e Reformados na Aeronáutica, no Rio, comemorou a eleição de oito parlamentares dos quadros das Forças Armadas nas eleições. São cinco federais e três estaduais. A entidade lançou o projeto "Bancada Militar", já de olho em 2006.

Pedido de investigação
José Eduardo Dutra (PT), candidato ao governo de SE, encontra-se com Nelson Jobim (TSE) para reclamar que conselheiros do Tribunal de Contas do Estado estariam ameaçando prefeitos que pretendem apoiá-lo.

Hora do espanto
Por causa do depoimento da atriz Regina Duarte na propaganda de Serra, o programa do PT para a área de cultura, que será lançado segunda, no Rio, vai se chamar "Sem medo de ser feliz", slogan de Lula em 89.

Risco calculado
A avaliação geral no comitê de Lula é que o candidato petista só perde a eleição se falar uma grande bobagem ou surgir um fato muito grave contra alguma administração do partido.

Matemática tucana
No comitê do PSDB, a expectativa é a de que Lula vá cair nas próximas pesquisas. A questão é se haverá ou não uma redução significativa da diferença. Caso Serra chegue ao debate da Globo perdendo por mais de 20 pontos, seria quase nula a chance de uma virada em razão do evento.

Mágoa de campanha
José Sarney pediu a Orestes Quércia (PMDB) para que organizasse um evento em favor de Lula, mas o ex-governador não se entusiasmou muito com a idéia. Está chateado com o PT. Acha que se Mercadante não tivesse jogado contra ele em SP, teria sido eleito senador.

Mão única
Quércia considera que Mercadante trabalhou para que o segundo voto para senador em SP fosse para Wagner Gomes. O candidato do PC do B obteve 9,88%. Se o peemedebista tivesse recebido a maior parte desta votação, teria sido eleito no lugar de Romeu Tuma (PFL).

Terror religioso
Panfleto apócrifo distribuído em Juazeiro do Norte diz que Lula vai pintar de vermelho a estátua branca do Padre Cícero, símbolo de fé dos nordestinos. A nova cor seria um ajuste ao "regime comunista e ateu" do PT.

Latifúndio cobiçado
Seis senadores eleitos procuraram a direção do Senado pedindo para ocupar o gabinete que pertenceu a Jader Barbalho, um dos maiores da Casa.

TIROTEIO

Do deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), sobre a postura de Aécio Neves (PSDB) na campanha presidencial:
- Há um velho ditado mineiro que diz que sabedoria demais vira bicho e come o dono.

CONTRAPONTO

Compromisso de campanha

No último sábado, Ciro Gomes (PPS) participou de evento organizado pelo PT para abertura do programa eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva.
Ciro e Lula esperaram o início das gravações numa sala ao lado do auditório onde ocorreu o evento. O candidato derrotado do PPS à Presidência estava acompanhado do deputado João Herrmann (PPS).
No meio da conversa, Ciro fez piada com o deputado:
- Lula, o único pedido fisiológico que aceitei durante a minha campanha foi do João Herrmann. Prometi a ele que, eleito, o nomearia para a Embaixada do Brasil no Vaticano...
Lula não perdoou:
- Sem dúvida, é uma ótima idéia colocar o João numa embaixada, assumo esse compromisso. Mas, em vez de mandá-lo para a do Vaticano, vou enviá-lo para a Embaixada do Brasil na Faixa de Gaza...



Próximo Texto: Sombra no Tucanato: Goro Hama é condenado por enriquecimento ilícito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.