São Paulo, sábado, 17 de outubro de 1998

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Brecha jurídica...
A ANP (Agência Nacional de Petróleo) trava uma guerra surda com a Justiça, que, por meio da concessão de liminares, estaria inviabilizando a aplicação de sanções administrativas a muitas distribuidoras fantasmas.

...e grandes negócios
Distribuidoras de combustível arranjaram uma fórmula engenhosa de ganhar dinheiro fácil: com liminares, compram álcool direto do produtor, sem intermediação do governo. Aproveitam-se da queda dos preços e, depois, ainda dão um jeito de receber o subsídio oficial.

Descompasso federal
Não foi só na cabeça dos petistas que a aliança de Cristovam Buarque (DF) com o PFL deu um nó. Jorge Bornhausen diz que "em hipótese alguma" apoiaria um candidato do PT. Já ACM acha que "devemos fazer a festa quando os petistas deixam de ser radicais".

Esforço reconhecido
A ONU deu um prêmio de US$ 100 mil ao governo brasileiro pela edição da medida provisória que determina o leilão de bens apreendidos de traficantes. O dinheiro vai para a Secretaria Antidrogas, que inspirou a MP.

Jogo paraibano
Aliados do governador José Maranhão (PMDB) querem tirar Tarcísio Burity, o candidato ao Senado mais votado em João Pessoa, da sucessão municipal de 2000. Trabalham para que ele seja convidado a ocupar um cargo diplomático no exterior.

Na linha do equador
O 2º turno no Amapá tem um candidato do PDT, Waldez Góes, mas não entusiasma Brizola, que não deve por os pés em Macapá. A lado de Waldez estão Sarney (PMDB), o PFL e o PSDB. Cristovam Buarque (PT) gravou apoio para o outro candidato, João Capiberibe (PSB).

Primeiro os meus
FHC perdeu no Ceará, mas Tasso Jereissati garantiu a terceira maior bancada do PSDB na Câmara: 12 deputados, contra 15 de São Paulo e 14 de Minas.

Contando os votos
Se quiserem mesmo votar a reforma da Previdência no começo de novembro, o Planalto e a Câmara terão de, pelo menos, enxugar a comitiva de 16 deputados que programou visita à ONU (Nova York) no período.

Reforço perdido
A campanha de Covas está com menos dinheiro do que gostaria. Exemplo: a produtora de TV GW queria contratar o marketeiro José Maria Braga, que dirigiu o "Boa Tarde, Brasil", programa da campanha reeleitoral de FHC. Faltou verba.

Tempo eleitoral
Covas se comprometeu ontem com entidades civis a aumentar, se eleito, a participação de mulheres e de negros no governo. E a criar linha telefônica do tipo 0800 para receber denúncias de violência contra a mulher.


Gilberto Mestrinho, eleito senador pelo Amazonas, tenta articular um lobby para pegar a presidência do Ibama. Seria terrível para os ambientalistas, que julgam o peemedebista o retrato do atraso em meio ambiente.

Gosta do pesado
O marketeiro Chico Santa Rita abandonou a campanha do tucano Ricardo Bacha (MS). Teria discordado de um pacto de não-agressão que Bacha celebrou com Zeca do PT, o seu adversário no 2º turno da eleição.

Carapuça endereçada
Obrigadas ao apartidarismo, as entidades PNBE, Cives, Ação da Cidadania (ONG de Betinho) e Movimento Voto Consciente divulgam manifesto terça em SP pedindo que eleitor não vote em pessoas com "falta de honestidade e de ética e que realizam obras públicas superfaturadas".

Elo administrativo
Majoritariamente moderados em São Paulo e de esquerda em Minas, os prefeitos do PT nos dois Estados tem algo em comum: fecharam com os governadores tucanos Covas e Azeredo no 2º turno, apesar da neutralidade formal dos partidos.

Visita à Folha
O secretário nacional dos Recursos Hídricos, Fernando Rodriguez, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

De Jader Barbalho (PMDB), condenando a ajuda de FHC a seu adversário no 2º turno paraense, o tucano Almir Gabriel:
- Disputo contra um governo que está fazendo no Pará coisas das quais até Deus duvida.

CONTRAPONTO

Programa de tucano
O deputado estadual eleito Marcos Mendonça (PSDB) e o líder comunitário Wágner Sugamele são organizadores de passeata de artistas contra Maluf, que disputa o 2º turno paulista contra o tucano Covas.
O evento, marcado para hoje às 10h30 na praça da República, foi chamado "Galinhaço Tenha Pena de São Paulo", em referência ao frangogate, compra de frangos pela prefeitura paulistana na gestão Maluf, que supostamente beneficiou empresas de familiares do candidato.
Entre as atrações prometidas pelos organizadores estão o "Frangomóvel" e o "Frangoluf", escultura de quatro metros de altura feita pelo artista Marcelo Nitsche.
O som estará a cargo da "Bandinha do Agenor", que animou comícios de Jânio.
- A marcha já está escolhida - diz Sugamele.
- Cocoricoricocó, cocoricoricocó, Maluf mentiroso tem que ir pro xilindró - canta.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.