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SP corta investimentos em saúde e eleva em transporte
Verba para saúde cai pelo 2º ano consecutivo; redução em 2009 será de R$ 31 milhões
Valor para transportes salta de R$ 1,7 bi para R$ 4,5 bi; governo paulista diz que, no geral, gasto com saúde será maior e nega viés eleitoral
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL
Pelo segundo ano consecutivo, o governador paulista e potencial candidato à Presidência, José Serra (PSDB), diminuiu a previsão de investimentos em saúde no Orçamento do
Estado. Em relação ao estimado para este ano, a redução será
de 8,7% na peça de 2009, já enviada à Assembléia.
Em contrapartida, a área de
Transportes (descontada as autarquias, as empresas estatais e
a região metropolitana) deverá
ter um incremento de 165% nos
investimentos, capitaneados
por um programa de alta capilaridade eleitoral: as obras de
melhorias na estradas vicinais
paulistas e nas vias de acesso
aos municípios.
Na Saúde, a administração
direta do Estado prevê investir
R$ 320 milhões no ano que
vem, contra R$ 351 milhões de
2008, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Em
Transportes, o salto é R$ 1,7 bilhão para R$ 4,5 bilhões.
De 2007, ano do primeiro Orçamento elaborado pela gestão
Serra, para 2008, a redução nos
investimentos em Saúde havia
sido de 27%. Nas últimas três
eleições que disputou -2002,
2004 e 2006-, o atual governador enfatizou sua passagem pelo Ministério da Saúde durante
a passagem do ex-presidente
Fernando Henrique Cardoso
pelo Planalto (1995-2002).
O governo paulista diz que,
no geral, o montante destinado
à Saúde no Orçamento vai crescer 20% em 2009 -de R$ 10,2
bilhões para R$ 12,3 bilhões- e
que o valor reservado para investimentos é menor porque
nos anos anteriores o Estado
executou obras importantes.
Quando comparado ao total
de investimentos do Estado para 2009 -R$ 18 bilhões-, a fatia da Saúde representa apenas
2%. Já no caso dos Transportes,
a relação é de 25% do total.
Dentro dos gastos da Saúde
no Estado, uma das principais
reduções relativas aos investimentos foram no Hospital das
Clínicas da capital, de R$ 6,6
milhões para R$ 5 milhões,
também a exemplo do que já
havia ocorrido em 2008.
Pacote do transporte
Até 2010, ano da eleição presidencial, o governo paulista
deve investir pelo menos R$ 10
bilhões em transportes se somadas as empresas estatais do
setor e as autarquias, além da
Secretaria do Estado dos
Transportes Metropolitanos,
que terá incremento nas suas
verbas no Orçamento de 2009.
As vitrines, além do recapeamento das estradas, serão o trecho sul do Rodoanel e a ampliação do metrô paulistano.
Estudo da liderança do PT na
Assembléia aponta que a peça
orçamentária privilegia os gastos em obras de visibilidade
eleitoral em detrimento das
áreas de saúde e de educação, o
que o Estado nega. Segundo o
governo, 71% do Orçamento é
destinado ao social em 2009.
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