São Paulo, sábado, 17 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília exala um cheiro "fétido", diz presidente da OAB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Roberto Busato, protestou ontem contra "uma pizza gigante e indigesta", ao criticar a absolvição do deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) no plenário da Câmara, na última quarta-feira, e a convocação extraordinária do Congresso.
"O que estamos vendo hoje no Brasil é um descalabro total: o Congresso parado, não votando o Orçamento e causando transtorno a toda a população brasileira, e o que exala de Brasília é muito mais que um cheiro de pizza, é um cheiro desagradável, acre, fétido mesmo", afirmou o advogado.
Busato disse que é "inteiramente absurda" a decisão do plenário da Câmara de absolver Queiroz, apesar do relatório do Conselho de Ética ter recomendado sua cassação por envolvimento no escândalo do mensalão.
Romeu Queiroz foi absolvido por 250 votos favoráveis a seu mandato contra 162 por sua cassação. O petebista foi o quarto deputado envolvido no escândalo a ser julgado pelo plenário, e o segundo a ser absolvido. Para que fosse cassado, seriam necessários pelo menos 257 votos dos 513 deputados. Na Casa, estavam presentes à sessão 443 parlamentares.
"Um deputado confessou um delito que o próprio ministro da Justiça classifica como crime de bandidos [caixa dois] e, mesmo sendo réu confesso, ainda é absolvido. Isso é uma pizza gigante e indigesta", disse Busato.
Segundo o presidente da OAB, a impunidade faz aumentar a descrédito da população nas instituições.
Sobre a convocação extraordinária do Congresso, que iniciou ontem e vai até 14 de fevereiro, ele disse que essa iniciativa equivale a um "escárnio" porque não foram aprovadas matérias importantes, como o Orçamento de 2006.
"É um absurdo. A população brasileira está indignada. O que estamos vendo de todos os quadrantes do país, de todos os setores, é a indignação da nação, pois o Congresso acaba promovendo um escárnio à população."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Eleições 2006/Governo de São Paulo: Quércia diz ser "empurrado" para eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.