São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios protestam por urna eleitoral em aldeia

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Em protesto contra decisão da Justiça Eleitoral que proibiu a instalação de urnas dentro da aldeia Taquapiri, em MS, nas eleições de outubro, 300 índios das etnias guarani e caiuá, segundo a PM, bloquearam ontem pela manhã uma rodovia em Coronel Sapucaia (391 km de Campo Grande).
O juiz eleitoral Thiago Nagasawa Tanaka tomou a decisão, no fim de abril, a pedido dos diretórios municipais do PT, PSDB, PFL, PDT, PPS e PL.
O vereador Aldacir Antônio Cardinal (PDT) disse ontem que, em 2000, os índios só permitiram a entrada de candidatos do PMDB na aldeia porque o líder indígena Daniel Pereira Lescano era candidato a vereador pelo partido. Cerca de 1.000 dos 2.500 índios da aldeia votam, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio).
De acordo com Luiz César Martins, procurador federal na Funai em Amambaí, cidade a 100 km de Coronel Sapucaia, os índios negam a acusação. Ele pediu ao juiz que suspenda a decisão.
Até as 18h30, os índios mantinham o bloqueio à espera que o juiz eleitoral fosse ao local, mas Tanaka informou que falará somente hoje sobre o assunto. (HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Serra e Alckmin tentam atrair o apoio de Pinotti
Próximo Texto: Eleições 2004: PT não pode ocultar problemas, diz João Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.