São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Em 2004, ocorreram 133 casos

101 crianças xavantes já foram internadas em GO

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O HMI (Hospital Materno Infantil) de Goiânia, mantido pelo governo de Goiás, recebeu para internação neste ano 101 crianças indígenas xavantes com desnutrição e doenças respiratórias.
As crianças, a maioria com menos de um ano, são trazidas de Mato Grosso, a pelo menos 500 km de distância, pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
O número de internações quase alcança o verificado durante todo o ano de 2004, quando 133 crianças indígenas foram internadas, informou o diretor-técnico do HMI, Saulo Rodrigues. No último dia 9, chegaram oito crianças ao hospital. Três, em estado grave.
Neste ano, ao menos seis crianças xavantes morreram de fome nas aldeias de Mato Grosso. Em 2004, foram 80 mortes. A mortalidade infantil nas aldeias dessa etnia é a maior do Brasil. Segundo dados de março da Funasa, o índice chegou a 133,8 por mil nascidos vivos em 2004, aumento de 22,19% em relação a 2003. Entre não-índios, em 2003, esse índice foi de 24,3 mil por nascidos.


Texto Anterior: Questão indígena: Índios invadem Aracruz Celulose
Próximo Texto: Brasil profundo: Assembléia e sede do governo são depredadas em Rondônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.