São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Tupiniquins reivindicam parte dos 11 mil hectares da empresa

Índios invadem Aracruz Celulose

DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 400 índios tupiniquins e guaranis invadiram ontem uma área da empresa Aracruz Celulose, no município de Aracruz (79 km de Vitória), no Espírito Santo.
Segundo a PM, os índios usavam trajes e pinturas de guerra e estavam armados com arco-e-flecha e machados. Eles chegaram a utilizar motosserras para realizar o corte da mata de eucaliptos e demarcar a área da qual se julgam detentores. Os índios, provenientes de sete aldeias da região, reivindicam parte da área de 11 mil hectares em posse da Aracruz. Cerca de 2.000 indígenas moram nas comunidades locais.
A PM diz que não houve conflito com funcionários da empresa. Um segurança da Aracruz informou, por volta de 20h, que os índios já haviam deixado o local.
A Aracruz divulgou uma nota na qual afirma que "repudia a invasão a sua propriedade e que vai resguardar seu direito na Justiça".
A nota afirma ainda que a "Aracruz adquiriu legalmente as áreas" e que a invasão das comunidades indígenas "parece sinalizar o rompimento de um acordo assinado em 1998 e revisto em 2002", que já resultou no repasse de "mais de R$ 23 milhões às comunidades indígenas".


Texto Anterior: Saiba mais: Pacotes surgem após protestos ou assassinatos
Próximo Texto: Saúde: 101 crianças xavantes já foram internadas em GO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.