São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Promotora diz que fará nova representação

DA REPORTAGEM LOCAL

A promotora da Justiça Eleitoral Maria Amélia Nardy Pereira disse que as representações contra a Folha e contra a revista "Veja São Paulo", que publicaram entrevistas com Marta Suplicy, não serão as últimas.
Ela afirmou que, ainda nesta semana, deverá encaminhar à Justiça uma nova representação, desta vez questionando a entrevista publicada pela Folha, no último sábado, com o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Estão ainda na lista da Promotoria entrevistas concedidas por Geraldo Alckmin (PSDB) e por Soninha (PPS). "O Ministério Público nunca agiu nem agiria para censurar a liberdade de informação. Nosso objetivo é garantir a igualdade de oportunidade a todos os candidatos", afirmou ela.

 

FOLHA - Por que o Ministério Público entende que entrevista jornalística é propaganda política?
MARIA AMÉLIA NARDY PEREIRA
- O Ministério Público não quer ferir a liberdade de imprensa. A legislação diz que, antes do dia 5 de julho, não pode haver propaganda eleitoral. A entrevista é permitida desde que não se coloque nenhuma plataforma de governo. A lei é essa. Agora, se a nossa legislação eleitoral é boa ou ruim, não me cabe dizer. Como promotora eleitoral, tenho de cumprir o meu dever. Na medida em que o candidato coloca que vai melhorar a trânsito, ele está lançando uma plataforma política. Ninguém está cerceando a imprensa, o que a lei busca é manter a igualdade entre os candidatos.

FOLHA - Kassab, que é prefeito, não pode dar entrevista?
MARIA AMÉLIA
- Pode, desde que não fale em plataforma política. A situação dele é diferente da dos demais. Ele é candidato à reeleição e, até o prazo legal, não poderá falar que quer dar prosseguimento aos projetos para a cidade.


Texto Anterior: Lei Eleitoral não autoriza nenhum tipo de censura à imprensa, dizem especialistas
Próximo Texto: Eleições 2008 / Justiça Eleitoral: Entidades de imprensa vêem decisão como "ato de censura"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.