São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO
Corrente "Refazendo" acusa Benedita de criar núcleos para garantir candidatura em 2000
Filiação "em massa" provoca crise no PT

da Sucursal do Rio

A fundação de 77 novos núcleos do PT em um mesmo endereço aprofundou a crise do partido no Rio, que está dividido em duas facções majoritárias.
A corrente "Articulação" apóia o governador Anthony Garotinho (PDT). A "Refazendo" é adversária dessa aliança. Há anos as duas correntes não se entendem.
Os novos núcleos têm como endereço a casa de Roberto Marcos dos Santos, conhecido como Gaguinho, na zona oeste carioca.
No ano passado, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cassou a candidatura de Gaguinho a deputado estadual pelo PSDC.
Uma equipe de reportagem da Rede Globo conseguiu flagrá-lo no momento em que estaria pedindo dinheiro para um candidato a deputado disputar a eleição pelo partido. Foi expulso do PSDC.

Benedita da Silva
Adeptos da "Refazendo" acusam Gaguinho de trabalhar para a vice-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), que estaria procurando aumentar as filiações com o objetivo de conseguir disputar pelo partido a eleição para a prefeitura da capital, no ano que vem.
A vice-governadora não falou à Folha sobre o caso. A "Articulação" indicou para isso o vice-presidente regional do PT, William Campos, que defendeu a estratégia de aumentar o número de filiados. Segundo ele, o PT no Rio está realizando "filiações em massa".
Campos disse que não conhece Gaguinho. Ele afirmou que haverá punições se ficarem comprovadas irregularidades na criação dos núcleos e nas filiações. "Não posso pedir ficha policial de toda pessoa que entrar no PT", disse.
O porta-voz da corrente integrada por Benedita da Silva defendeu a inscrição dos núcleos em um só endereço. "Isso é comum. Juntaram os núcleos para facilitar."
Líder da "Refazendo", o deputado estadual Chico Alencar reivindica ao Diretório Regional a anulação de todos os núcleos criados, segundo afirmou, de forma irregular. "São mais de 120 núcleos "fantasmas". A gente detectou um esquema industrial de criação de núcleos por pessoas ligadas à vice-governadora", disse Alencar.

Direção nacional
A direção nacional do PT está informada sobre a crise. O presidente nacional do partido, José Dirceu, recebeu relatório sobre o assunto preparado pelo secretário de Comunicação do PT no Rio, Antônio Neiva, que é vinculado à "Refazendo".
O secretário-geral do PT, deputado Arlindo Chinaglia, foi indicado pela direção nacional para acompanhar o caso.


Texto Anterior: Badan reconhece falhas no seu laudo
Próximo Texto: FHC dá prazo para decisão sobre Campelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.