São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNIDADE CIENTÍFICA

Encontro anual de número 56 começa hoje em Cuiabá

Amazônia é mote de reunião da SBPC

SALVADOR NOGUEIRA
ENVIADO ESPECIAL A CUIABÁ

Na capital do Estado amazônico mais desmatado, começa hoje a 56ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). E o debate sobre a preservação da floresta e sua exploração não-predatória, para fins tanto econômicos quanto científicos, está na ordem do dia.
O tema do evento em Cuiabá é "Ciência na Fronteira: Ética do Conhecimento". Segundo o presidente da SBPC, Ennio Candotti, os principais temas serão propostas para a reforma universitária, a exploração científica e o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Pantanal e questões de biossegurança e bioética, como a regulamentação dos transgênicos e a autorização para pesquisas com células-tronco embrionárias, regidas pela Lei de Biossegurança, que está tramitando no Senado.
A abertura, às 19h, terá a presença do ministro Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) e do governador Blairo Maggi (PPS-MT).
Após isso, entre amanhã e a próxima sexta, pesquisadores de todo o país apresentam resultados de trabalhos e discutem a condução das políticas de educação e de ciência e tecnologia.
Haverá vários eventos paralelos, como o SBPC Jovem, que, neste ano, tem mais de 1.400 inscritos, e o SBPC e a Ciência Indígena, realizada excepcionalmente agora, com 250 participantes já cadastrados. Na chamada reunião sênior, até anteontem, eram quase 3.500 os inscritos. Segundo a SBPC, sua reunião anual é o maior encontro do gênero no Hemisfério Sul.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: Mudou a maré
Próximo Texto: Apocalípticos e integrados: Lula acomoda mal-estar na intelligentsia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.