São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 2005

Texto Anterior | Índice

SAIBA MAIS

Fundador do Iseb, Jaguaribe agora é um imortal da ABL

DO COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS

O sociólogo e cientista político Helio Jaguaribe é, por formação, advogado. Mas, por paixão, dedicou-se ao estudo das ciências sociais em "sentido amplo", como define.
Foi nessa área que Jaguaribe alcançou rápido destaque há 50 anos. Em 14 de julho de 1955, fundou, ao lado de outros intelectuais, o Iseb (Instituto Superior de Estudos Acadêmicos). O instituto, símbolo do engajamento do intelectual na vida pública, foi o ícone do ideário nacional-desenvolvimentista. Entre as propostas, estavam a união de classes e o fortalecimento do empresariado.
Devido a divergências internas, Jaguaribe saiu do Iseb em 1959. Em 1964, o instituto foi fechado pela ditadura militar.
Atualmente, Jaguaribe é o decano emérito do Iepes (Instituto de Estudos Políticos e Sociais), no Rio de Janeiro.
Autor de mais de 40 livros, entre os quais se destaca "Um Estudo Crítico da História" (Paz e Terra), Jaguaribe foi eleito, neste ano, para a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, a mesma que já foi de Celso Furtado e Darcy Ribeiro. A cerimônia de posse será na próxima sexta-feira, dia 22.

Texto Anterior: Entrevista de 2ª - Helio Jaguaribe: Lula administra crise na base de "remendo", diz sociólogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.