São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-assessor de Lula pede que Renan se afaste

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O empresário Oded Grajew cobrou ontem que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, se posicionasse e pedisse o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros. O Conselhão não deve tirar uma posição oficial sobre o assunto.
Grajew, que foi assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro mandato, cobrou que fosse pedido o afastamento de Renan do cargo durante discurso para as autoridades presentes na reunião de ontem.
"Precisamos nos posicionar, no curto prazo, pelo afastamento do Renan Calheiros", afirmou, acrescentando: "É nossa obrigação e responsabilidade, como membros da elite intelectual, social e empresarial do país, se posicionar sobre a crise do Senado".
Grajew ressaltou que falar de reforma política, como faziam os integrantes do Conselhão na manhã de ontem, sem mencionar a situação de Renan é como "discutir a cor da cortina da sala quando a casa está pegando fogo".
Na platéia estavam Lula e o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais). Lula discursou logo depois de Grajew. Falou de quase todos os assuntos mencionados até então na reunião, mas se absteve de comentar o caso Renan.
Após o encontro, Walfrido disse que esta decisão não cabe ao Conselhão e que não pretende pôr em votação a proposta apresentada por Grajew.
"Esse assunto que tange o presidente do Senado é exclusivamente do Senado. Não cumpre a nós do conselho opinar, como um todo, sobre o assunto", afirmou.
Também ressaltou que o Conselhão é um fórum informal, que não tem o poder de deliberar. E que a crise envolvendo Renan é um assunto do Senado.
Renan é suspeito de ter despesas pagas por um lobista da Mendes Júnior. Ele nega e, para provar que tinha rendimentos, declarou ter ganho R$ 1,9 milhão com venda de gado nos últimos quatro anos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Depois da "tristeza", presidente mostra bom humor e faz brincadeiras no Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.