São Paulo, sábado, 18 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Senador diz que não soube do encontro

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do Senado, José Sarney, disse, por meio de sua assessoria, que não participou nem nunca soube da reunião entre representantes da incorporadora e imobiliária Abyara e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal Fábio Lenza em sua casa, em Brasília.
O empresário Fernando Sarney confirmou o encontro, mas disse que fez apenas a apresentação entre as partes. Ele disse que soube que houve duas ou três reuniões entre a Caixa e a Abyara e que o empréstimo não saiu.
Fábio Lenza afirmou, por telefone, que todas as informações estão no relatório da Polícia Federal e recomendou que a reportagem procurasse a assessoria da Caixa. O banco, por sua vez, emitiu uma curta nota dizendo que nunca concedeu financiamento à Abyara.
A Abayara enviou nota à Folha em que diz que, como outras empresas do setor, assinou um protocolo de intenções com a Caixa, no dia 15 de maio do ano passado, para financiamento de empreendimentos imobiliários habitacionais, e que pleiteou financiamento de R$ 750 milhões para 11 empreendimentos imobiliários.
Segundo a Abyara, caberia ao banco avaliar tecnicamente os projetos a serem financiados e nenhum contrato foi celebrado. A nota diz que "é inevitável que as grandes incorporadoras mantenham relacionamento rotineiro e comercial com a Caixa, por se tratar do maior agente de crédito imobiliário do Brasil".
Em fevereiro deste ano, a AGRA Incorporadora e a holding Veremonte compraram o controle acionário da Abyara. O ex-presidente da companhia Celso Minoro Tokuda não foi localizado pela Folha. (EL)


Texto Anterior: Casa de Sarney serviu para reunião de lobby
Próximo Texto: Câmara libera uso de imóvel funcional por comissionado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.