São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARÁ

Fazenda é desocupada por sem-terra

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Pelo menos 150 sem-terra deixaram provisoriamente anteontem a área da fazenda Taba, no distrito de Mosqueiro, em Belém (PA), após nova tentativa de reintegração de posse da Tropa de Choque da Polícia Militar.
Na quinta-feira 12 pessoas ficaram feridas em confronto com a Polícia Militar durante tentativa de reintegração de posse. Todos os feridos são sem-terra. Um deles ficou em estado grave com um tiro no rosto, mas passa bem, segundo o Pronto Socorro Municipal de Belém.
Os sem-terra foram atingidos por balas e estilhaços de bombas de efeito moral. Outros dez sem-terra continuam presos.
A direção do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) suspeita do uso de balas de verdade durante a tentativa de reintegração. O comando da PM alega que só foram utilizados armas não letais. O laudo técnico da Polícia Civil sobre as balas encontradas no local deverá ficar pronto na próxima semana.
Pelo menos cem policiais da Tropa de Choque voltaram ao local na manhã de sexta-feira para retirar as famílias. Os sem-terra bloquearam a pista que dá acesso a área, mas depois negociaram uma solução e deixaram o local. Desta vez não houve confronto.
As famílias ficarão provisoriamente em um assentamento próximo ao local. A fazenda Taba foi invadida há nove dias.


Texto Anterior: No Planalto: FHC fez um bom governo medíocre
Próximo Texto: Evento: Jornalismo cultural é tema de seminário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.