São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

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PROPAGANDA POLÍTICA

Horário eleitoral começa depois de amanhã e vai até 3 de outubro, em duas edições diárias

Campanha invade TVs e rádios na terça

CLÁUDIA CROITOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Prepare-se: serão nada menos que quatro horas e 20 minutos, todos os dias, inteiramente dedicados a tentar conquistar o seu voto. Programas de TV e de rádio ficam menores, mudam de horário ou até saem do ar para dar espaço à propaganda eleitoral gratuita, que começa nesta terça-feira logo cedo, às 7h da manhã, e segue até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno.
O horário eleitoral passa a ir ao ar de segunda a sábado, em dois blocos de cinquenta minutos cada um. No rádio, das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50; na TV, das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20.
Às terças, quintas e sábados, os seis presidenciáveis e os mais de 4.800 candidatos a deputado federal espalhados pelos Estados dividem os blocos de 50 minutos. Os presidenciáveis ficam com a primeira metade de cada segmento.
Às segundas, quartas e sextas-feiras, é a vez dos candidatos a governador, deputado estadual ou distrital e senador dividirem o tempo. Apenas aos domingos não haverá horário eleitoral.
Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidenciável tucano José Serra é quem mais vai aparecer na tela e no rádio até outubro. Ele terá 10min23s em cada bloco de propaganda, quase o dobro do primeiro colocado nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 5min19s.
Em seguida, vêm Ciro Gomes (PPS), com 4min17s, e Anthony Garotinho (PSB), com 2min13s. José Maria (PSTU) e Rui Pimenta (PCO) terão 1min23 cada um.
Além das duas sessões de horário eleitoral, todos os dias -inclusive aos domingos- as emissoras veicularão 30 minutos de inserções gratuitas, das 8h à meia-noite. Serão comerciais, que podem ter de 30 segundos a um minuto, a serem exibidos nos intervalos da programação normal das redes de televisão.
Ou seja: Lula, Ciro, Serra, Garotinho, Maluf, Alckmin, Genoino e dezenas de outros candidatos a presidente, governador, deputado e senador vão dar as caras, tentar conquistar seu voto, atacar adversários e outras coisas no meio da novela, da "Sessão da Tarde", do "Jornal Nacional" ou no intervalo do jogo.
Como no horário eleitoral, Serra será o candidato que mais vai aparecer. Terá direito a 225 comerciais de 30 segundos em cada emissora de TV -quase a mesma quantidade a que teve direito, na eleição de 1998, Fernando Henrique Cardoso, com 255.
Lula vai aparecer 115 vezes nos intervalos de cada canal, Ciro terá 93 aparições, e Garotinho, 49. José Maria e Rui Pimenta terão 31 inserções cada um. Isso sem contar os comerciais dos candidatos a governador, senador e deputado.
No final das contas, o eleitor terá o equivalente a mais de sete dias inteiros só de propaganda eleitoral. Parece muito, mas talvez seja pouco tempo para ser dividido entre os quase 19 mil candidatos a algum cargo nessas eleições.


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