São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Grupo cresce mais no país do que católicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Dados dos censos do IBGE mostram que, entre 1991 e 2000, o percentual de católicos na população brasileira recuou 11%, enquanto o de evangélicos aumentou 81%. Entre os evangélicos pentecostais, o crescimento foi ainda maior, de 92%.
Para César Jacob, do Departamento de Comunicação da PUC do Rio e pesquisador do tema, não foi a população que abandonou a Igreja Católica, mas a igreja que abandonou as periferias e foi substituída.
O pentecostalismo é uma corrente do protestantismo que surgiu nos EUA, em 1901, como resposta a uma diagnosticada falta de fervor nos cultos metodistas.
No Brasil, as principais igrejas do pentecostalismo tradicional são a Assembléia de Deus, a Congregação Cristã e o Evangelho Quadrangular. Já o neopentecostalismo tem como principal representante a Igreja Universal do Reino de Deus.


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Lula prepara carta a evangélicos
Próximo Texto: PRB: Vice de petista é de partido da Igreja Universal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.