UOL

São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE MUNICIPAL

Prefeita de Tanque do Piauí é acusada de usar notas frias; ela nega

Justiça do Piauí afasta 17º prefeito

DA AGÊNCIA FOLHA

A Justiça do Piauí afastou nesta semana o 17º prefeito desde o início do ano por supostas irregularidades em suas gestões. Parte das denúncias são referentes a administrações anteriores e que só agora foram apreciadas.
Para o promotor Ruszel Lima Cavalcante, que coordena o Centro de Apoio de Fiscalização Orçamentária -órgão do Ministério Público que acompanha os gastos dos municípios-, a "avalanche" de afastamentos é decorrência do longo período em que o Tribunal de Justiça não recebeu denúncias apresentadas.
"O TJ andou lerdo na prestação jurisdicional nos anos anteriores", disse o promotor.
O porta-voz do TJ-PI, Simplício Júnior, disse que as câmaras judiciais estavam desfalcadas e só recentemente foram compostas.
No início da semana, a prefeita de Tanque do Piauí (221 km de Teresina), Joana Vieira da Silva (PFL), foi afastada do cargo pela 2ª Câmara Criminal. Ela é acusada de usar notas fiscais frias em compras municipais, em 1998. A prefeita nega as acusações.
Entre os afastados este ano estão também o ex-prefeito de Guaribas, Reginaldo Correia da Silva (sem partido), município símbolo do Programa Fome Zero, acusado de improbidade administrativa; e o prefeito de Campo Maior (a 84 km de Teresina), Raimundo Bona Carboreto (PMDB).
(SÍLVIA FREIRE)


Texto Anterior: Partidos: Itamar, na Itália, filia-se ao PMDB
Próximo Texto: Crise entre os poderes: Lula deve faltar à festa dos 175 anos do STF
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.