UOL

São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARTIDOS

Volta do ex-presidente reforça aliança da sigla com o PT e o governo Lula

Itamar, na Itália, filia-se ao PMDB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Itamar Franco está, pela quarta vez, de volta ao PMDB. O embaixador do Brasil em Roma, que estava sem partido, enviou anteontem, pela internet, sua ficha de filiação ao diretório de Juiz de Fora (MG). A volta reforça a aliança que o PMDB vem construindo com o PT e o governo Lula.
Itamar trabalhou para consolidar a aliança PT-PL na eleição que elegeu Lula presidente e José Alencar (PL-MG) vice. Em troca, ganhou o posto de embaixador.
Embora seu histórico no PMDB seja cheio de polêmicas, até mesmo o deputado federal Michel Temer (SP), presidente nacional da sigla e um dos desafetos de Itamar, acha que o regresso será útil -o PMDB deve selar a aliança ganhando dois ministérios.
Às vésperas de embarcar para Roma, com quatro meses de atraso e depois de ameaçar não mais assumir o posto, ele repeliu a política econômica e social do PT.
Itamar sempre quis a Presidência, cargo que ocupou de outubro de 92 a dezembro 94, após o impeachment de Collor. Entretanto, o PMDB o impediu duas vezes.
Se Itamar tem pretensões por cargos eletivos, isso é uma incógnita. Sua refiliação ocorre às vésperas do fim do prazo de filiação para os políticos que desejam disputar as eleições municipais.
Já correram rumores de que ele pode disputar a Prefeitura de Juiz de Fora. Ninguém do seu grupo confirma. (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Governo reage a Garotinho e não libera recurso
Próximo Texto: Crise municipal: Justiça do Piauí afasta 17º prefeito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.