São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA - ESTADOS

Requião sobe 4 pontos e abre vantagem sobre Dias

Segundo Datafolha, governador foi a 49%, enquanto rival ficou nos mesmos 45%

Candidato peemedebista melhorou o desempenho em todos os segmentos do eleitorado e tem hoje 52% dos votos válidos


MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O governador licenciado do Paraná, Roberto Requião (PMDB), melhorou o desempenho em todos os segmentos do eleitorado e seria eleito hoje para um novo mandato com 52% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha. Osmar Dias (PDT), adversário de Requião, alcançou 48%.
Na contagem dos votos totais -que inclui votos brancos e nulos (3%) e eleitores indecisos (3%)-, o governador cresceu quatro pontos em relação à pesquisa anterior, saindo de 45% para 49%. Dias permaneceu estacionado nos mesmos 45% do levantamento realizado pelo Datafolha em 4 e 5 de outubro.
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos ainda podem estar empatados.
Essa situação é possível se Requião tiver, na prática, dois pontos a menos, e Dias, dois a mais. Essa hipótese, porém, é estatisticamente improvável, e a maior probabilidade é que o governador licenciado esteja na frente.
A pesquisa Datafolha ouviu 1.741 pessoas em 88 municípios do Paraná, entre anteontem e ontem, e foi registrada no TRE sob o nš 25481/2006.
O levantamento ocorreu cinco dias após o retorno do horário eleitoral gratuito e depois de episódios como a adesão do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), à candidatura de Dias.
Coincide ainda com o anúncio de opção do PT estadual pela candidatura de Requião, em troca do apoio do PMDB ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Horário eleitoral
Na TV, o programa de Requião bate forte no vice da chapa de Dias, Derli Donin (PP). Ele responde a oito processos por improbidade administrativa na área cível e dois na área criminal, por suspeita de fraude em licitações.
No programa de Dias, Beto Richa ocupa parte das inserções acusando o PMDB de Requião de espalhar boatos de que a passagem de ônibus de Curitiba vai subir.
Dos que assistiram ao programa de Requião (46% dos entrevistados), 61% disseram aprovar seu desempenho, 26% o consideram regular e 12% desaprovam. Dias teve desempenho aprovado por 64% dos que declararam ter assistido ao seu programa (45%). Os que acharam ruim ou péssimo são 11% e 24% acharam regular.
É em Curitiba e região metropolitana que Requião tira a vantagem sobre Dias. O governador cresceu cinco pontos nessa região, atingindo 54% contra 40% de Dias. No interior há empate técnico, com Requião também crescendo cinco pontos. Tem agora 48% contra 47% do adversário.
Na sondagem espontânea de voto, Requião atinge 45% de menções e Osmar é citado por 40%. A maioria dos eleitores de Requião (72%) cita corretamente seu número e 4% citaram errado. Entre os eleitores de Osmar, 61% acertaram e 4% também erraram.
O Datafolha apurou que Requião cresceu em praticamente todos os segmentos da sociedade. Entre as mulheres, dos 35 aos 44 anos, os menos escolarizados e os que têm renda inferior a cinco salários mínimos.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: A pesquisa e a tropa
Próximo Texto: Vice do PDT responde a ações de improbidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.