São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabral está 26 pontos à frente de Frossard

DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do PMDB ao governo do Estado do Rio, Sérgio Cabral, ampliou de 22 para 26 pontos sua vantagem sobre Denise Frossard (PPS) na disputa do segundo turno. Pesquisa Datafolha mostra Cabral com 63% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) contra 37% de Frossard.
Considerando-se o total de votos, o candidato do PMDB cresceu quatro pontos, passando de 53% para 57%. Frossard oscilou de 34% para 33%. Dos entrevistados, 6% votariam nulo ou em branco e 4% se declararam indecisos.
O candidato do PMDB subiu cinco pontos na região metropolitana (passou de 52% para 57%) e cinco pontos na capital (de 45% para 50%). Cresceu ainda cinco pontos entre os eleitores de nível superior (29% para 34%) e seis pontos entre os de nível médio (de 48% para 54%). O senador Sérgio Cabral Filho também cresceu nove pontos entre eleitores de alta renda (de 27% para 36%).
Denise Frossard perdeu quatro pontos percentuais entre os de maior escolaridade, passando de 58% para 54%. Ela caiu nove pontos entre os eleitores com renda mais alta, segmento em que passou de 59% para 50%. Entre os que ganham de cinco a dez mínimos, teve queda de sete pontos (de 48% para 41%). Frossard cresceu quatro pontos entre eleitores de menor renda (de 23% para 27%).
Na pesquisa espontânea, Cabral aparece com 49% e Frossard, com 27%. Disseram-se indecisos 16% e 5% afirmaram que pretendem anular ou votar em branco.
Metade dos eleitores assistiu pelo menos uma vez à propaganda eleitoral gratuita no segundo turno. O desempenho de Cabral foi aprovado por 69% dos eleitores que o assistiram. Os que consideraram a performance e as propostas de Cabral como regular somam 23%. Acharam ruim ou péssimo por 7% dos eleitores.
Frossard tem desempenho apontado como ótimo ou bom por 50% dos eleitores, como regular por 33% e como ruim ou péssimo por 16%.
O Datafolha ouviu 1.651 eleitores, entre os dias 16 e 17 de outubro, em 45 municípios do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 76272/2006.
O eleitorado do Rio de Janeiro é intensamente disputado pelos candidatos à presidência -muitos fluminenses não escolheram nenhum dos dois candidatos no primeiro turno- o que levou as lideranças do PT e do PSDB a firmarem alianças estratégicas no Estado. Sérgio Cabral é aliado regional na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição. Ontem o candidato acompanhou o presidente numa caminhada pela cidade.
Denise Frossard, que oficialmente apóia Geraldo Alckmin (PSDB), não compareceu ao ato do tucano no calçadão de Bangu, bairro localizado na zona oeste da capital.


Texto Anterior: Vice do PDT responde a ações de improbidade
Próximo Texto: Eleições 2006/Candidatos na Folha: Folha sabatina presidente hoje no Palácio do Alvorada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.