São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SALVADOR

João Henrique tem 48% e Pinheiro, 41%

Prefeito da capital baiana aparece com 54% dos votos válidos, e o candidato do PT, com 46%, de acordo com Datafolha

Melhor desempenho do peemedebista está entre os que têm mais de 60 anos (53%); petista se destaca entre os mais ricos (48%)

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A primeira pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de Salvador mostra que o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) lidera com 48%, contra 41% do deputado federal Walter Pinheiro (PT).
Em relação aos votos válidos, o peemedebista aparece com 54%, e o petista, com 46%.
Para calcular os votos válidos, o Datafolha excluiu da amostra o percentual de votos brancos, nulos e de indecisos.
O instituto ouviu 960 eleitores entre ontem e anteontem. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 8%, e 4% dos eleitores estão indecisos.
No primeiro turno, quando cinco candidatos participaram da disputa, João Henrique obteve 402.684 votos (30,97% dos válidos), ante 390.933 (30,06%) do seu adversário. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Salvador tem cerca de 1,73 milhão de eleitores.
"Assim como aconteceu no primeiro turno, a disputa entre os dois candidatos está muito acirrada, com uma pequena vantagem para João Henrique", disse o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.
O melhor desempenho do prefeito está entre os eleitores com mais de 60 anos (53%) e entre os que avaliam as administrações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jaques Wagner como ruim ou péssimo (53% e 55%, respectivamente).
Pinheiro se destaca entre os que têm renda de cinco a dez salários mínimos (47%) e acima deste teto (48%). Também tem bom desempenho entre os que aprovam os governos Lula e Wagner (47% e 57%, respectivamente) e os que avaliam a gestão municipal como regular (48%), ruim ou péssima (73%).
Conforme o Datafolha, 51% dos eleitores de Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), que disputou o primeiro turno, votariam em João Henrique. Já entre os eleitores de Antonio Imbassahy (PSDB), 60% declararam voto em Pinheiro e 30% preferem João Henrique.
Segundo o Datafolha, 39% do eleitorado de Salvador considera a administração de João Henrique boa ou ótima. Para 38%, seu governo é regular, e para 21%, ruim ou péssimo.
Para 65% dos eleitores de Salvador, o governo Lula tem um desempenho ótimo ou bom. Outros 30% consideram regular e 4%, ruim ou péssimo.
Em relação ao governo de Wagner, 48% dos eleitores dizem que é regular, 29% avaliam como bom ou ótimo, e 18% como como ruim ou péssimo.


Texto Anterior: Polícia: Peemedebista diz ter sido ameaçado de morte e pede proteção
Próximo Texto: Dilma diz que vai se afastar de BH e Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.