São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Biotônico
A CPI dos Bingos, que já nem é mais tão do fim do mundo assim para o Planalto, conseguiu pôr as mãos em um relatório do Coaf sobre movimentações financeiras de petistas graúdos.

Subindo a rampa
O material aponta conexões entre Delúbio Soares e petistas próximos de Lula. A iniciativa foi do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), ex-presidente da CPI do Banestado.

Contra o relógio
A CPI dos Correios teme ficar para trás nas investigações do valerioduto e das estatais. Os parlamentares receberam informações de que o Ministério Público Federal estaria grampeando, com autorização judicial, envolvidos nas irregularidades.

Teoria da conspiração
A competição com as outras instâncias de investigação faz com que os parlamentares enxerguem uma ação deliberada do Ministério da Justiça, do Supremo Tribunal Federal e até do Ministério Público Federal na tentativa de desmoralizar a CPI.

Olho do furacão
O I2, superprograma de computador da CPI dos Correios, está cruzando todas as informações disponíveis sobre Marcos Valério. A CPI acha possível apontar novas evidências de notas frias e de pagamentos feitos pelo empresário.

Bem na foto
Delcídio Amaral (PT-MS), Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Eduardo Paes (PSDB-RJ) estão passando por um "media training" para apresentar o relatório na quarta. Recebem também dicas de auditores para que seja um desempenho "impactante".

Bico calado
O Planalto abriu licitação para alugar carros para circular na Grande São Paulo e imediações. Uma das exigências é que os motoristas não dêem "informações sobre endereço, hábitos e costumes de seus passageiros".

Epidemia 1
Dentre os efeitos da absolvição do mensaleiro Romeu Queiroz (PTB-MG) pelo plenário, um em especial preocupa o grupo anti-pizza da Câmara: a pressão sobre os relatores dos processos de cassação em curso.

Epidemia 2
Relator do caso de Professor Luizinho (SP), Pedro Canedo (PP-GO), antes decidido pela cassação, já manifestou a colegas que que poderá pedir a absolvição do petista, sacador de R$ 20 mil do valerioduto.

Anote aí
Nesta semana Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) receberão uma mensagem de final de ano com centenas de assinaturas, elaborada pela entidade Ética na Política, do Rio. "Em 2006 vamos nos lembrar do que cada um fez", diz parte do texto.

Alavanca quebrada 1
Se em 2002 todos queriam colar no Lula Paz e Amor, no ano que vem deverá ser diferente. Segundo a pesquisa Datafolha, entre os eleitores de Marta Suplicy (PT), 34% votariam no presidente, contra 47% que escolheriam o tucano Alckmin.

Alavanca quebrada 2
Com José Serra na disputa, 41% dos eleitores de Marta votariam em Lula e 31% no tucano. No cenário em que o petista é Aloizio Mercadante, 50% de seus eleitores escolheriam Alckmin; 28% Lula. Quando o tucano é o prefeito, os eleitores do senador dariam 36% ao presidente e 30% a ele.

Resta um
O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), tenta costurar uma chapa tendo o ministro Alfredo Nascimento (Transportes), do PL, como candidato ao Senado. O problema é o que fazer com Gilberto Mestrinho (PMDB), cujo mandato chega ao fim no ano que vem.

TIROTEIO

Do ex-ministro da Justiça de FHC Miguel Reale Jr., um dos articuladores do movimento Da Indignação à Ação, sobre a absolvição de Romeu Queiroz (PTB-MG) pela Câmara:
-Uma pizza de dois sabores: um de quem pagou, outro de quem recebeu. Por cima, foi o tempero mineiro do governador Aécio Neves (PSDB).

CONTRAPONTO

Limites bem definidos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado votava semana passada um projeto de Ideli Salvatti (PT-SC) estendendo aos brasileiros residentes no exterior o direito de votar para prefeito e governador. Apesar da natureza aparentemente tranqüila da matéria, José Jorge (PFL-PE) pediu a palavra:
-Acho que essa proposta da senadora tem objetivos eleitoreiros-, afirmou, diante dos demais colegas da comissão.
Os membros da CCJ se entreolharam espantados.
-Vai favorecer o PT e o governo-, seguiu José Jorge.
Um dos senadores perguntou:
-Por que, senador, o eleitor pode votar em quem quiser?
José Jorge, então, completou:
-É, mas talvez quem more fora do Brasil ainda não conheça bem o Delúbio Soares, o Silvinho Land Rover Pereira, o Marcos Valério, a turma do mensalão, o valerioduto...


Próximo Texto: Serra é o prefeito de S. Paulo mais bem avaliado no 1º ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.