São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Em deterioração

Reuters/Elpais.com


O baiano "A Tarde" segue a saúde de d. Luiz Cappio, enquanto o pernambucano "Jornal do Commercio" foca o esforço de negociação. Lula, que até mandou o plano de transposição a Roma para aprovação, fechou o dia na manchete do Globo Online, com mais e mais negociação. Sem suspender a obra, sublinhou o "JC".
O espanhol "El País" deu o apelo ao Vaticano, mas "o problema é que a CNBB pediu aos fiéis que se unam ao bispo". E a ação, destaca a Reuters, "ganha apoio" quanto mais a sua saúde "se deteriora". Diz a AP que "centenas se unem à greve de fome do bispo católico".
Ele ganha até abaixo-assinado com Wagner Moura, o capitão Nascimento, postou Lauro Jardim. Só não anima os blogs políticos, com as ofensas de costume. Ou o "Jornal Nacional", que ainda faz que não existe.

 

O que o "JN" deu, quando a notícia tomou também os sites, foi a anulação da condenação do assassino confesso da freira Dorothy Stang, na Justiça do Pará. Por "cerceamento de defesa" e "falhas na sentença".

"ACESSO"

Fernando Canzian/Folha Imagem


Na Folha Online, Fernando Canzian subiu a Rocinha para ver um show "com autorização dos traficantes". O chefe surgiu no fim, isolou tudo. Diante de tal cena, "não há nada a comemorar" no acesso de milhões à classe C, a manchete de domingo.

PACIÊNCIA, PACIÊNCIA

A crise saiu da home do boliviano "La Razón", cedendo lugar aos "acordos de interconexão" e enunciados de Lula e Michele Bachelet. No papel e site, o brasileiro deu longa entrevista, com o título aspeado "Estabilidade de regras facilita o investimento". Nas agências, eco também para a resposta de que a integração evita "apagões". Do evento, ecoou seu conselho para Evo ter "paciência, paciência e paciência", também aqui, nos telejornais de Globo, Band.

ANTES DE CHÁVEZ
"Jerusalem Post" e outros ressaltaram a assinatura hoje do acordo de livre comércio entre Israel e o Mercosul, o primeiro do bloco. Após dez anos, é "histórico". Antes, por aqui, levantou-se que ele foi acelerado para se adiantar à incorporação da Venezuela.

DE OLHO NAS GUIANAS
Após a Guiana, que aceitou arrendar florestas ao Reino Unido, desta vez é a Guiana Francesa o novo alvo do "Guardian". Atacou a "corrida do ouro poluidora" -e, por outro lado, "estrangeira" ou, melhor dizendo, brasileira.

"G77 + CHINA"
Espalha-se a avaliação de que Bali pouco avançou, mas ontem o "Christian Science Monitor", de Boston, focou uma "mudança geopolítica" no encontro. "Os países em desenvolvimento usaram os músculos de maneira sem precedentes", liderados pelo abrangente "G77 + China".

NORTE, SUL E ETANOL
Artigo no "The Herald", do Zimbabwe, e portal All Africa questionou as pressões do "hemisfério Norte" no "Sul global", por biocombustíveis. Evento no Mali fez ressalvas, citando a cana na Amazônia.

BRASIL VS. EUA

Fim do dia e as agências de Google e Yahoo passaram a noticiar a aceitação na Organização Mundial do Comércio do pedido de Brasil e Canadá para uma investigação dos subsídios agrícolas dos EUA. Pode ser "um marco para a OMC, porque o Brasil questiona pagamentos ao etanol". Seria a primeira decisão sobre energia. Na Bloomberg, os EUA se disseram "desapontados" com Brasil e Canadá.

A PRIMEIRA

Efe


Destaque ao longo do dia nos sites de busca de Brasil, o lançamento do foguete VS30, "a primeira missão espacial conjunta" com a Argentina, repercutiu da Voz da América à chinesa Xinhua, da indiana IANS aos argentinos "Clarín" e "La Nación".

O JUÍZO FINAL
Luiz Gonzaga Belluzzo atacou no Terra a "soberba midiática que previu o Armagedon" econômico e institucional pós-CPMF. Tratou todos por "jurados do juízo final" e "moralistas trancendentais".

O BOM-MOCISMO
Já o "ex-blog" de Cesar Maia questionou "o bom-mocismo, doença infantil do centrismo", de José Serra e Aécio Neves, por fazerem "oposição ao governo e não ao país". "Jogo de cena", atacou o prefeito.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Petista acusa FHC de agir por "sentimentalismo'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.