São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países divergem sobre criação de banco regional

DA SUCURSAL DO RIO

Em mais um sinal das divergências entre os países membros do Mercosul, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu ontem a criação de um Banco do Sul, um banco comum regional para o financiamento de projetos de desenvolvimento, sob críticas e reservas de ministros brasileiros.
Segundo Chávez, Lula se mostrou entusiasmado com a idéia. "Há cinco anos todo mundo dizia: "É uma loucura do Chávez". Agora, não. Já temos vários governos dispostos a criar nosso próprio banco para financiar o desenvolvimento da América do Sul." Entre os simpatizantes da idéia, Chávez citou os presidentes da Argentina, da Bolívia e do Equador.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, classificou o projeto como "interessante"", mas destacou as dificuldades inerentes à criação de novo organismo financeiro. "Nossa sugestão é que haja uma atuação conjunta do BNDES com os bancos de desenvolvimento da Argentina e da Venezuela."
O ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) anuiu: "Seria um bom começo fazer os mecanismos existentes funcionarem melhor".


Texto Anterior: Brasil acerta com a Venezuela acordo para construir gasoduto
Próximo Texto: Presente: Niemeyer quer fazer obra para Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.