UOL

São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítico de Lula, Oliveira rompeu com FHC em 95

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao agradecer os aplausos de saudação anteontem na USP, Francisco de Oliveira, 68, aconselhou os calouros a seguir o conselho de "um certo Marx".
"Groucho Marx", completou o professor titular aposentado de sociologia. E citou o comediante americano, que dizia que não entraria em um clube que o aceitasse como sócio, para recomendar postura crítica aos novos alunos. Seguindo o próprio conselho, ele é hoje o mais importante crítico de seu "clube", o PT e o governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Em artigo publicado na Folha, três dias antes da posse, o coordenador da proposta de reforma política de Lula afirmou que o PT ameaçava praticar uma "política econômica ortodoxa, para não dizer tucana".
Em outubro, dissera que a eleição de Lula representava uma "refundação do Brasil", mas que a função dos intelectuais do PT era "fazer a crítica" para "não permitir que a direita avance sobre uma conquista popular".
Colega de Fernando Henrique Cardoso no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, saudou a disputa entre o sociólogo e Lula em 94, quando presidia o Cebrap . Em 95, rompeu com FHC, acusando-o de "esmagar o movimento sindical". (RC)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Dividido, PT adia debate sobre questão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.