UOL

São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Senador é ligado a Sarney e tentou salvar ACM de CPI

DA REDAÇÃO

Vice-presidente do Senado até 2002, Edison Lobão (PFL-MA), 66, assumiu anteontem seu terceiro mandato como senador -o segundo consecutivo. Foi governador do Maranhão de 1991 a 1994.
Advogado e jornalista, foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, de 1979 a 1987, e vice-líder da Arena. Lobão é um tradicional aliado da família Sarney.
Durante a Constituinte, foi acusado de fraude em uma votação, em que apareceu votando pelo deputado Sarney Filho, ausente do plenário -estava viajando. Concluiu-se que não havia provas contra ele.
Em 2001, foi um dos que negociaram o desembarque baiano da CPI da corrupção para tentar salvar ACM (PFL-BA) de uma cassação.
Em 95 e 96, tentou ressuscitar os títulos da dívida pública emitidos pelo presidente Campos Salles (1898-1902). A intenção do senador era que os papéis pudessem ser usados como moeda na privatização de empresas estatais. Em 96, o pefelista deu parecer contrário a projeto que reduziria a remuneração dos congressistas.


Texto Anterior: Congresso: Comissões elegem hoje presidentes
Próximo Texto: Estados: Petrobras pagou a empresas dívidas de MS
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.