São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Record exibe reportagem de 14 minutos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Record, do bispo Edir Macedo, exibiu anteontem, no "Domingo Espetacular", reportagem sobre as ações movidas por fiéis da Igreja Universal contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato. As ações contestam textos sobre os negócios da instituição, publicados pelo jornal em dezembro.
A reportagem foi uma das mais longas do programa (mais de 14 minutos de duração). Antes de entrar no ar, recebeu dos âncoras Paulo Henrique Amorim e Janine Borba oito chamadas. Só no terceiro bloco, no qual foi exibida, teve quatro chamadas. O texto falava em "evangélicos que descobrem na Justiça uma arma contra o preconceito religioso".
A Record ouviu advogados de fiéis e pastores que processam a Folha e Lobato, além de um advogado favorável aos evangélicos.
Afirmou que o jornal tentou reunir em um único processo todas as ações "para facilitar a defesa", mas que o pedido foi negado pela Justiça, o que "repercutiu na imprensa gaúcha e ganhou manchetes". Mostrou página da edição da última sexta, do "Correio do Povo", com título "Justiça impõe derrota à Folha de S.Paulo em ações de fiéis da Igreja Universal", mas omitiu o fato de o "Correio do Povo", de Porto Alegre, pertencer à própria Record, emissora da Universal. Também não informou que a Folha já obteve vitória em 5 das 56 ações.
Foram entrevistados fiéis que prometeram processar o diário "O Globo" por reportagem a respeito da ação contra a Folha na qual a Universal foi chamada de "seita". O "Domingo Espetacular" teve audiência média de 14 pontos, contra 22 da Globo no horário (dados prévios do Ibope da Grande São Paulo). A reportagem foi reprisada ontem no "Hoje em Dia" e no "Jornal da Record". (LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Juizado especial não pode servir como sistema de coerção, afirma advogado
Próximo Texto: Estatais usam cartão sem divulgar gastos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.