São Paulo, quinta, 19 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula quer apoio de dissidentes do PMDB

FÁBIA PRATES
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O virtual candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que o partido pretende cooptar dissidentes do PMDB para as eleições de outubro. Isso pode ocorrer caso o PMDB não tenha candidato próprio à sucessão de Fernando Henrique Cardoso.
"Estamos convictos de que qualquer que seja a definição do encontro do PMDB no dia 8 (convenção nacional), nós ganhamos", disse ele ontem, durante visita a Governador Valadares, leste de Minas Gerais.
Anteontem em Belo Horizonte, Lula havia afirmado que, se o PMDB decidir pela candidatura de Itamar Franco à Presidência, é bom para o PT, por dividir a base de sustentação de FHC e por diminuir o tempo de propaganda eleitoral gratuita dele na televisão.
Segundo Lula, se a definição do PMDB for pelo apoio à reeleição de Fernando Henrique Cardoso, "grande parte" dos parlamentares do partido apoiará a oposição.
"Queremos apoio de uma parcela à minha candidatura. Muitas lideranças nacionais como o senador (Roberto) Requião (PR) fatalmente não vão entrar nessa canoa (apoio a Fernando Henrique Cardoso)", afirmou.
Em um acampamento de sem-terra em Governador Valadares, Lula voltou a dizer que o apoio do MST para sua candidatura é a mesma coisa de os banqueiros apoiarem FHC.
"Se fosse apoio a ele (FHC), será que ele não iria querer? Ele já estaria convidando o MST para um coquetel no Palácio do Planalto", disse Lula.
Sobre o possível candidato a vice, Leonel Brizola, Lula disse que terá orgulho em dividir uma chapa com ele.
"Brizola e Arraes são os remanescentes de 64 que conquistaram o direito de andar de cabeça erguida. Têm integridade, moral e ética."
Lembrado das antigas trocas de insultos entre ele e o ex-governador Leonel Brizola, Lula respondeu: "O que estamos construindo não são as mágoas de 89, mas uma proposta generosa para 98".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.