UOL

São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT não aceita vetos, diz Genoino

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O presidente nacional do PT, José Genoino, disse ontem à Agência Folha que o partido "não aceita veto do movimento social nem do MST" nas indicações para qualquer cargo federal.
Genoino se referia à invasão, feita anteontem por militantes do MST, do estacionamento de um prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Marabá (sul do Pará), em protesto contra a indicação da ex-vereadora do PT Bernadete ten Caten para superintendente do órgão.
Os sem-terra queriam no cargo outro petista, o coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) José Batista Gonçalves.
"Não é papel do MST fazer isso. É um exagero", disse Genoino. "Se nós abrirmos essa exceção, onde é que vamos parar? Qualquer grupo social vai poder vetar indicação do governo." Ontem, aumentou de 500 para 2.000 o número de acampados no local.
"Se abrimos uma exceção para um lado, temos que abrir para o outro. E se amanhã o pessoal que é contra a reforma agrária disser que vai ocupar tal lugar porque discorda de tal pessoa?" Para os líderes do MST que estavam no local, a indicação de Caten contraria decisão do governo de destinar as superintendências a representantes dos movimentos sociais.


Texto Anterior: Tensão no campo: MST descarta trégua, e MP das invasões não muda já
Próximo Texto: Fazendeiros acampam para vigiar sem-terra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.