São Paulo, domingo, 19 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Pitonisa 1
Desde o início da semana passada, quando o caseiro Francenildo Costa declarou ter visto Antonio Palocci na "casa do lobby", um senador petista passou a circular pelo Congresso dizendo a jornalistas: "Esperem que vocês vão descobrir as motivações desse rapaz".

Pitonisa 2
Quando indagado sobre o significado da afirmação, o senador dizia, enigmático: "O fim de semana trará revelações". Anteontem, o sigilo bancário do caseiro vazou para a imprensa.

Bumerangue
Se confirmada a versão de que o dinheiro detectado na conta do caseiro foi depositado por seu pai, a oposição planeja transformar o caso em munição contra a Justiça e o governo, que movem montanhas para impedir a quebra de sigilo do "doador universal" Paulo Okamotto.

Pisou na bola
A ala oposicionista do PDT, majoritária no Senado, já avalia a substituição de Augusto Botelho (RR) na CPI dos Bingos. O parlamentar votou contra o novo depoimento de Okamotto.

Massa grossa
Depois de discursar em plenário pela absolvição dos mensaleiros Professor Luizinho (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE), o pefelista Mussa Demes (PI) ganhou dos colegas o carinhoso apelido de "Mussarela" Demes.

Para registro
O capítulo referente a fundos de pensão do relatório final da CPI dos Correios deverá trazer, além do pedido de indiciamento de Marcelo Sereno, duas menções à ingerência de Luiz Gushiken em negócios das fundações.

Conjunto da obra
A atuação nos fundos não resultará em pedido de indiciamento do ex-ministro, mas o relator Osmar Serraglio (PMDB-PR) deve enquadrá-lo por irregularidades na contratação de agências de publicidade.

Vou à luta
Reunida anteontem à noite, a família de petistas Tatto decidiu inscrever amanhã no Diretório Estadual do PT o vereador de São Paulo Arselino Tatto, ex-presidente da Câmara Municipal, como pré-candidato a senador. Ele deverá disputar prévias com Eduardo Suplicy.

Sem marola
Um integrante do Diretório Nacional do PT justifica a ausência de divergências públicas na reunião que acaba hoje: "Está todo mundo pagando qualquer preço para o Lula se reeleger".

Vitaminado...
Em ascensão no Datafolha, Geraldo Alckmin poderá deixar de lado um dos motivos que explicam sua reticência em relação ao chamado plano B (José Serra candidato a governador).

...porém desconfiado
Segundo tucanos, o governador reconhece a vantagem óbvia da alternativa, mas teme que, caso sua campanha patine e Serra tenha deixado a prefeitura, apareça alguém a propor a troca do candidato presidencial.

Feridas abertas 1
Uma raposa que conhece os grão-tucanos de longa data oferece um bom motivo para Serra não disputar o governo: "Seria bom demais para o Alckmin".

Feridas abertas 2
O mesmo espécime explica o empenho de Fernando Henrique Cardoso em ver Serra no Palácio dos Bandeirantes: "Ele está fazendo um esforço porque tem culpa no cartório". Na hora final, o ex-presidente da República jogou a favor de Alckmin.

Puro-sangue
O juiz federal Flavio Dino, auxiliar de Nelson Jobim no STF, deve ser o vice na chapa de Edson Vidigal, presidente do STJ, que mesmo de toga já está em campanha pelo governo do Maranhão. Os dois estudam convite para ingressar no PPS.

TIROTEIO
Do deputado Geddel Vieira Lima (BA), da parcela oposicionista do PMDB, sobre a variedade e a natureza dos escândalos em curso no noticiário:
-Bons os tempos em que o Brasil era a casa da Mãe Joana. Sob o governo do PT, o país virou a casa da Mãe Jeanne.

CONTRAPONTO

Amo muito tudo isso

Na quarta-feira, durante reunião tumultuada, a CPI dos Bingos impingiu, de uma tacada só, três derrotas ao governo.
Encerrada a sessão, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que não conseguira acompanhar a votação porque participava do depoimento de Duda Mendonça na CPI dos Correios, perguntou a José Jorge (PFL-PE) qual havia sido o resultado:
-Aprovamos a convocação do Delúbio-, disse ele.
A senadora ouvia atenta.
-Mas não aprovamos a convocação do Paulo Okamotto-, completou o pefelista.
Ela já ia lamentar o revés, mas o colega a interrompeu:
-Em compensação, conseguimos uma acareação entre Okamotto e Paulo de Tarso!
Frustrada com o "não-depoimento" de Duda nos Correios, Heloísa não se agüentou:
-Eu amo muito esta "CPI do fim do mundo"!


Próximo Texto: Lula lidera, mas Alckmin cresce e diminui distância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.