São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão é encarada como resposta à provocação

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) anuncia hoje sua candidatura à Prefeitura de São Paulo com o discurso de que foi provocado a disputar o cargo.
Decidido inicialmente a apenas participar da sucessão do governador Mário Covas (PSDB) em 2002, o pepebista teria se sentido obrigado a concorrer já este ano diante das denúncias de irregularidades envolvendo sua segunda administração na cidade, entre 1993 e 1996.
As declarações da ex-primeira-dama Nicéa Pitta também tiveram grande peso para a decisão. Como pré-candidato, Maluf pretende garantir espaço na mídia para sua defesa.
Depois das denúncias da ex-primeira-dama, o pepebista e setores do partido até então contrários à sua participação no pleito avaliaram que uma desistência nesse momento garantiria credibilidade às afirmações de Nicéa.
Para alguns pepebistas, a ausência do ex-prefeito na disputa significaria o fim do malufismo na cidade de São Paulo.
Diante da mudança de Maluf, expressões como ""de rabo preso com o eleitor" e ""retorno à luta" se tornaram frequentes no discurso de assessores do ex-prefeito.
Outro raciocínio constante é o de que ele já estaria habituado a lidar com ondas de denúncias à véspera de eleições.
""A candidatura dele joga o astral do partido para cima. Isso vai aumentar o número de candidatos a vereador e também ajudar as outras candidaturas do PPB a prefeituras no Estado", afirmou ontem o presidente estadual da legenda, Adhemar de Barros Filho.
O partido promete uma festa discreta para receber seu candidato hoje. Colaboradores do ex-prefeito afirmam que, embora o PPB esteja comemorando a decisão, o momento é ""de ter o pé no chão".
Aproximadamente 300 pessoas -entre políticos e lideranças de bairro- são esperadas na sede do partido. Foram convidados membros da executiva estadual, deputados estaduais, federais, vereadores e vários candidatos à prefeitura da legenda.
Faixas de apelo a Maluf e discursos de líderes estão previstos para a cerimônia.


Texto Anterior: Eleições: "Sou candidato para ganhar", diz Maluf
Próximo Texto: Erundina é a favorita em SP, afirma FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.